EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ABANDONO E EVASÃO

Autores

  • Aliete Teodoro dos Santos Fernandes Christian Businnes School
  • Oseas Oliveira Fernandes Christian Businnes School
  • Elisandra Castilho Quaresma Santos Christian Businnes School
  • Renilda Gomes de Oliveira Silva Christian Businnes School
  • Elias Aves de Castro Christian Businnes School
  • Valdineia Matos de Oliveira Christian Businnes School
  • Patrícia Grugel de Oliveira dos Santos Christian Businnes School
  • Diogens José Gusmão Coutinho Christian Businnes School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17873

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Evasão. Abandono. Políticas públicas educacionais.

Resumo

Mediante os obstáculos e desafios que afetam o desenvolvimento e o padrão de qualidade da Educação Nacional e considerando-se os dispositivos dos marcos legais e a prática do processo educativo, surgiu uma grande inquietação profissional em teoria de evasão escolar na modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Nos dias atuais, a evasão escolar, tem se tornado um dos fatores negativos para sucesso e avanço do processo educativo, daí a necessidade de investigar os motivos e justificativa do porquê da evasão dos estudantes da EJA, objetivando-se buscar soluções e ou alternativas metodológicas para que possamos reverter esta realidade. Esta pesquisa se caracteriza como sendo de caráter qualitativo, por meio de uma análise crítica sobre as inovações de acordo com as diretrizes curriculares específicas da EJA. Durante a análise verificou-se que a modalidade EJA, apesar dos avanços, ainda causa preocupação, pois a cada ano o número de alunos que abandonam ou evadem da escola é preocupante. Os motivos são os mesmos: trabalho, gravidez, falta de interesse pelos estudos, mas o desempenho da escola também é um fator de evasão; oposto a isso, há alunos que evadem por não se sentirem desafiados e estimulados.

Downloads

Biografia do Autor

Aliete Teodoro dos Santos Fernandes, Christian Businnes School

Graduada em geografia pelo Centro Universitário Claretiano. Mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Oseas Oliveira Fernandes, Christian Businnes School

Graduado em geografia pelo Centro Universitário Claretiano. Mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Elisandra Castilho Quaresma Santos, Christian Businnes School

Graduada em geografia, pelo Centro Universitário Claretiano. Mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Renilda Gomes de Oliveira Silva, Christian Businnes School

Graduado em matemática pela Fundação Universitária do Tocantins. Mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Elias Aves de Castro, Christian Businnes School

Graduada em geografia, pelo Centro Universitário Claretiano. Mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Valdineia Matos de Oliveira, Christian Businnes School

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Patrícia Grugel de Oliveira dos Santos, Christian Businnes School

Graduada em Educação Infantil e anos iniciais pelo grupo educacional Faveni, mestranda em ciência da educação pela Christian Businnes School.

Diogens José Gusmão Coutinho, Christian Businnes School

Licenciatura plana em   ciências biológicas, doutor em biologia pela UFPE. Professor, orientador da Christian Businnes School.

Downloads

Publicado

2025-01-16

Como Citar

Fernandes, A. T. dos S., Fernandes, O. O., Santos, E. C. Q., Silva, R. G. de O., Castro, E. A. de, Oliveira, V. M. de, … Coutinho, D. J. G. (2025). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ABANDONO E EVASÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1400–1412. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17873