EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ABANDONO E EVASÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17873Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Evasão. Abandono. Políticas públicas educacionais.Resumo
Mediante os obstáculos e desafios que afetam o desenvolvimento e o padrão de qualidade da Educação Nacional e considerando-se os dispositivos dos marcos legais e a prática do processo educativo, surgiu uma grande inquietação profissional em teoria de evasão escolar na modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Nos dias atuais, a evasão escolar, tem se tornado um dos fatores negativos para sucesso e avanço do processo educativo, daí a necessidade de investigar os motivos e justificativa do porquê da evasão dos estudantes da EJA, objetivando-se buscar soluções e ou alternativas metodológicas para que possamos reverter esta realidade. Esta pesquisa se caracteriza como sendo de caráter qualitativo, por meio de uma análise crítica sobre as inovações de acordo com as diretrizes curriculares específicas da EJA. Durante a análise verificou-se que a modalidade EJA, apesar dos avanços, ainda causa preocupação, pois a cada ano o número de alunos que abandonam ou evadem da escola é preocupante. Os motivos são os mesmos: trabalho, gravidez, falta de interesse pelos estudos, mas o desempenho da escola também é um fator de evasão; oposto a isso, há alunos que evadem por não se sentirem desafiados e estimulados.
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