"NAVEGAR É PRECISO”, O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: NUANCES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17835Palavras-chave:
Gaimificação. Tecnologia. Educação. Ensino Fundamental I.Resumo
Importa esclarecer, desde logo, que a tecnologia vem desempenhando um papel bastante relevante quando o assunto diz respeito à educação, sendo que a utilização dos mecanismos, especialmente em decorrência do uso de games, demonstra um aspecto bastante relevante quando o assunto consiste na instituição de melhorias na educação, promovendo maior engajamento e preparando os alunos para o futuro. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa acadêmica é promover uma análise a respeito da integração do processo educativo no Ensino Fundamental I, valendo-se, para tanto, dos recursos educacionais que se encontram disponíveis. Já os objetivos específicos são: observar as plataformas educacionais interativas, bem como os recursos digitais no currículo do Ensino Fundamental I; e, promover uma discussão a respeito da capacitação dos professores que atuam no Ensino Fundamental I, de maneira que as ferramentas digitais possam efetivamente ser utilizadas como forma de contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos discentes. Justifica-se a realização desta pesquisa acadêmica, eis que, diante do manifesto crescimento da tecnologia no campo da educação, torna-se indiscutível a importância no sentido de observar a contribuição que os meios tecnológicos podem conferir ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a metodologia empregada nesta pesquisa é a revisão bibliográfica, por meio da abordagem qualitativa.
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