"NAVEGAR É PRECISO”, O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: NUANCES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SANTA CATARINA

Autores

  • Deonilde da Silva UNINTER
  • Débora Araújo Leal Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17835

Palavras-chave:

Gaimificação. Tecnologia. Educação. Ensino Fundamental I.

Resumo

Importa esclarecer, desde logo, que a tecnologia vem desempenhando um papel bastante relevante quando o assunto diz respeito à educação, sendo que a utilização dos mecanismos, especialmente em decorrência do uso de games, demonstra um aspecto bastante relevante quando o assunto consiste na instituição de melhorias na educação, promovendo maior engajamento e preparando os alunos para o futuro. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa acadêmica é promover uma análise a respeito da integração do processo educativo no Ensino Fundamental I, valendo-se, para tanto, dos recursos educacionais que se encontram disponíveis. Já os objetivos específicos são: observar as plataformas educacionais interativas, bem como os recursos digitais no currículo do Ensino Fundamental I; e, promover uma discussão a respeito da capacitação dos professores que atuam no Ensino Fundamental I, de maneira que as ferramentas digitais possam efetivamente ser utilizadas como forma de contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos discentes. Justifica-se a realização desta pesquisa acadêmica, eis que, diante do manifesto crescimento da tecnologia no campo da educação, torna-se indiscutível a importância no sentido de observar a contribuição que os meios tecnológicos podem conferir ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a metodologia empregada nesta pesquisa é a revisão bibliográfica, por meio da abordagem qualitativa.

Biografia do Autor

Deonilde da Silva, UNINTER

Professora graduada em pedagogia pelo Centro Universitário UNINTER e pós-graduada em Educação Especial pelo Centro Universitário Sociesc. UNISOCIESC. Professora da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. 

Débora Araújo Leal, Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA.

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Silva, D. da, & Leal, D. A. (2025). "NAVEGAR É PRECISO”, O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: NUANCES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SANTA CATARINA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 333–343. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17835