DESAFIOS DO PEDAGOGO NA SUPERVISÃO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16827Palavras-chave:
Pedagogo. Supervisão Educacional. Desafios.Resumo
A educação brasileira vem sendo palco de grandes discussões e contradições, na medida em que influencia e é influenciada pelas ascendentes transformações ocorridas na sociedade; e, ao passo que, cada vez mais, exige-se qualificação e preparação educacional e investe-se “irrisoriamente” no sistema de ensino. Nesse quadro, o papel do pedagogo revela-se fundamental, sendo que ele, apesar de encontrar-se no meio de um “fogo cruzado”, deve buscar desempenhar seu papel de forma muito mais abrangente, preocupando-se essencialmente com a própria supervisão educacional, orientando, assessorando, priorizando o coletivo educacional e a promoção do cidadão crítico, participativo e transformador de sua realidade. Nessa ótica, o referido trabalho enfoca como objetivo básico apontar como o pedagogo vem desempenhando seu papel dentro da supervisão educacional; estabelecendo para a concretização desse intuito, estudos de ordem teórica, bem como observações na rotina do trabalho cotidiano. Conclui-se que o pedagogo sofre muitas restrições que acabam interferindo no trabalho realizado e o obrigam a desdobrar-se para desempenhar sua função social e promover uma educação de qualidade. Em consonância às informações adquiridas ao longo do trabalho, ao final são estabelecidas algumas considerações, através das quais se intenciona auxiliar outras pesquisas que venham a ser desencadeadas.
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