OS DESAFIOS DO ENSINO- APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: QUAL O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR?

Autores

  • José Antônio Gutemberg Mineiro Professor efetivo da Rede Municipal de Educação do Município de Santa Cruz do Capibaribe-PE
  • Hélio Samuel Monteiro Nário UFPE
  • Lucivaldo Alves Ferreira Instituto Federal de Educação IFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3641

Palavras-chave:

Ensino aprendizagem. Gestão escolar. Escolas públicas. Pós pandêmico. Pandemia.

Resumo

Este artigo trata-se de um estudo de caso baseado na observação das sequelas deixadas pela pandemia no âmbito educacional. Através de entrevistas realizadas com profissionais da rede pública de ensino de Santa Cruz do Capibaribe, aferiu-se a situação encontrada por toda comunidade escolar no período pós pandêmico e pontuou, diante do exposto, quais são as medidas a serem adotadas para retratar os prejuízos encontrados. A análise dos dados deu-se a partir da análise do conteúdo colhido. Os resultados apontam que o gestor escolar já enxerga os desafios das novas demandas, visando unir forças utilizando-se de uma força-tarefa conjunta em prol dos objetivos e ressaltando que a participação efetiva da família no seio escolar é fundamental para obter sucesso da meta almejada.

Biografia do Autor

José Antônio Gutemberg Mineiro, Professor efetivo da Rede Municipal de Educação do Município de Santa Cruz do Capibaribe-PE

Professor efetivo da Rede Municipal de Educação do Município de Santa Cruz do Capibaribe-PE; Pedagogo efetivo do CREAS do Município de Monteiro-PB, Coordenador Pedagógico Municipal da Secretaria de Educação do Município de Jataúba; Graduado em Pedagogia pela UVA - Universidade do Vale do Acaraú;, Pós-graduando(a) em Gestão e Supervisão Escolar – Centro de Ensino Superior Santa Cruz - CESAC. E-mail: professorgutembergmineiro@gmail.com

Hélio Samuel Monteiro Nário, UFPE

Formação em pedagogia pela UFPE de Garanhuns; Pós graduação institucional e clínico pela FIP universidade de Patos; Gestor na Escola Municipal Águida Amâncio entre 2017 a 2020; Pós-graduando(a) em Gestão e Supervisão Escolar – Centro de Ensino Superior Santa Cruz – CESAC. E-mail: samuelmonteiro15@hotmail.com

 

Lucivaldo Alves Ferreira, Instituto Federal de Educação IFPB

Mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Enfermagem do trabalho pela Universidade Cândido Mendes conclusão ano de 2016; Atua como técnico administrativo desde 2010 no Instituto Federal de Educação IFPB - Campus Monteiro. (Profept). Graduado em Enfermagem pela União de Ensino Superior de Campina Grande (2013); E-mail:  lucivaldo.ferreira@ifpb.edu.br.

Downloads

Publicado

07/01/2022

Como Citar

Mineiro, J. A. G. ., Nário, H. S. M. ., & Ferreira, L. A. . (2022). OS DESAFIOS DO ENSINO- APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: QUAL O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1715–1721. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3641