CAPACITAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES, UM CAMINHO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO: PERCEPÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES E PROFESSORES DE QUATRO ESCOLAS DO ENSINO PRIMÁRIO EM MAPUTO, MOÇAMBIQUE

Autores

  • Marta da Glória da Conceição Mubai Universidade Eduardo Mondlane- Moçambique
  • Alzira Manuel Universidade Eduardo Mondlane- Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13213

Palavras-chave:

Formação de gestores. Práticas de gestão. Qualidade de ensino.

Resumo

O presente estudo analisa as percepções dos gestores e professores do ensino primário de quatro escolas públicas do município de Ka Mpfumo (duas), Lhamankulu (uma) e Ka-Mubukwana (uma), em Maputo, Moçambique, em relação à capacitação em gestão escolar em que os gestores participaram. Trata-se de um estudo qualitativo que apresenta resultados parciais de um estudo realizado no âmbito dos estudos de doutoramento em Educação. O estudo usou entrevistas semi-estruturadas e teve como respondentes quatro gestores escolares e oito professores. Para a selecção das escolas e dos respondentes foi utilizado o processo de amostragem intencional, tendo sido seleccionados directores de escolas que beneficiaram do curso de formação de gestores escolares no Instituto de Formação de Professores em Maputo, no período 2014-2017 e professores que trabalharam nestas escolas antes e depois da capacitação dos gestores. O estudo entre outros aspectos, revelou que os entrevistados reconhecem a importância e a necessidade da formação contínua de gestores escolares. Perceberam que a formação contínua dos gestores escolares contribui, não só para a actualização dos conhecimentos adquiridos no passado, entre os participantes, mas principalmente para o desenvolvimento de novas competências para uma gestão inovadora, proactiva, democrática e flexível. Os resultados também mostraram que o facto de a metodologia usada na formação ter sido a Aprendizagem Baseada em Projectos contribuiu, em grande medida, para que os gestores (formandos) pudessem ter a oportunidade de reflectir sobre problemas reais que afectam as suas instituições, e exercitarem possíveis soluções.

Biografia do Autor

Marta da Glória da Conceição Mubai, Universidade Eduardo Mondlane- Moçambique

Doutoranda em Educação, Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Educação, Moçambique, Docente nos cursos de graduação.

Alzira Manuel, Universidade Eduardo Mondlane- Moçambique

Doutora em Educação pela Universidade de UMEA, Suécia, Docente na Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Educação, Moçambique, nos cursos de graduação e Pós-graduação.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Mubai, M. da G. da C., & Manuel, A. (2024). CAPACITAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES, UM CAMINHO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO: PERCEPÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES E PROFESSORES DE QUATRO ESCOLAS DO ENSINO PRIMÁRIO EM MAPUTO, MOÇAMBIQUE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1643–1659. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13213