A GESTÃO ESCOLAR E O FORTALECIMENTO DA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18451

Palavras-chave:

Integração. Desafios. Escolas.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o impacto da integração entre gestão escolar, coordenação pedagógica e currículo nas práticas pedagógicas e na qualidade do ensino em escolas brasileiras, especialmente em contextos de desafios estruturais e financeiros. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica e documental, com fontes extraídas de bases como Scielo, Google Scholar e o Portal de Periódicos da CAPES. Para análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo, identificando padrões e lacunas nas práticas educacionais. Os resultados revelaram que a fragmentação entre gestão, coordenação pedagógica e currículo compromete a adaptação do ensino às realidades locais, dificultando a implementação de metodologias inclusivas e inovadoras. Além disso, a escassez de recursos financeiros e estruturais limita a formação continuada de professores e gestores. Por outro lado, práticas de gestão democrática e participativa, combinadas à formação contínua de educadores, mostraram-se essenciais para promover eficácia e inclusão no ensino. Conclui-se que a integração desses elementos requer colaboração e políticas que fortaleçam a formação e gestão participativa. Essa articulação é essencial para superar desafios estruturais, ampliar a inclusão e elevar a qualidade da educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Paulo César da Silva, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School. Coordenador Financeiro das Escolas Municipais de São Miguel dos Campos-AL.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

Silva, P. C. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). A GESTÃO ESCOLAR E O FORTALECIMENTO DA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 2403–2419. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18451