O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADVOCACIA BRASILEIRA: BENEFÍCIOS E DESAFIOS NO SETOR JURÍDICO

Autores

  • Aíla Marques de Queiroz UNIFSA
  • Pedro Lucas Nogueira Bueno UNIFSA
  • Jhon Kennedy Teixeira Lisbino UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16691

Palavras-chave:

Desafios. Inteligência Artificial (IA). Advocacia. Ética Jurídica.

Resumo

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado o setor jurídico, trazendo avanços significativos e desafios para a advocacia. Este trabalho analisa o impacto da IA na advocacia brasileira, destacando como a tecnologia transforma práticas jurídicas tradicionais e oferece ferramentas que automatizam tarefas repetitivas, analisam grandes volumes de dados e até prevêem resultados de litígios. Esses avanços aumentam a eficiência dos profissionais do Direito e minimizam erros humanos, mas levantam preocupações éticas, como a responsabilidade por decisões assistidas por IA e a garantia de precisão e imparcialidade dos sistemas. A pesquisa também explora a evolução digital no Direito, os benefícios operacionais da IA, os desafios éticos e legais associados e a necessidade de regulamentação. Além disso, aborda as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para a profissão, considerando a coleta e o tratamento de dados sensíveis. O trabalho propõe uma reflexão sobre como os profissionais podem se adaptar e prosperar em um ambiente em constante transformação, impulsionado pela inteligência artificial.

Biografia do Autor

Aíla Marques de Queiroz, UNIFSA

Graduando em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho. UNIFSA.

Pedro Lucas Nogueira Bueno, UNIFSA

Graduando em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA. 

Jhon Kennedy Teixeira Lisbino, UNIFSA

Professor Orientador do Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA - Graduado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT - Mestrado em Criminologia.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Queiroz, A. M. de, Bueno, P. L. N., & Lisbino, J. K. T. (2024). O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADVOCACIA BRASILEIRA: BENEFÍCIOS E DESAFIOS NO SETOR JURÍDICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2697–2712. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16691