RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROVEDORES PELA EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS ÍNTIMOS NÃO CONSENTIDOS: DANO À DIGNIDADE DA MULHER

Autores

  • Jessiane da Conceição Almeida Centro Universitário Santo Agostinho
  • Hyago Melo de Sena Centro Universitário Santo Agostinho
  • Jhon Kennedy Teixeira Lisbino Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18429

Palavras-chave:

Responsabilidade civil. Privacidade digital. Violência de gênero.

Resumo

Este estudo analisa a responsabilidade civil dos provedores de internet na gestão de conteúdos íntimos não consentidos, com foco na violação da privacidade e dignidade das mulheres no ambiente digital. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na revisão bibliográfica e na análise de legislações, revisões e políticas impostas pelas plataformas digitais. Os resultados indicam que a ausência de diretrizes efetivas para a remoção de conteúdos não autorizados contribui para a perpetuação da violência do gênero, expondo lacunas na regulamentação vigente e na atuação dos provedores. Observe-se que, embora existam normas para coibir essas práticas, a aplicação ainda é falha, dificultando a proteção das vítimas e favorecendo a impunidade. Conclui-se, portanto, que é essencial aprimorar as normativas e a atuação das plataformas para garantir maior segurança às mulheres, promovendo uma abordagem consistente, ética e eficaz no combate à exposição não consentida de conteúdos íntimos.

Downloads

Biografia do Autor

Jessiane da Conceição Almeida, Centro Universitário Santo Agostinho

Discente de Direito, Centro Universitário Santo Agostinho.

Hyago Melo de Sena, Centro Universitário Santo Agostinho

Discente de Direito, Centro Universitário Santo Agostinho.

Jhon Kennedy Teixeira Lisbino, Centro Universitário Santo Agostinho

Professor e Orientador do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Mestre em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal).

Downloads

Publicado

2025-03-17

Como Citar

Almeida, J. da C., Sena, H. M. de, & Lisbino, J. K. T. (2025). RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROVEDORES PELA EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS ÍNTIMOS NÃO CONSENTIDOS: DANO À DIGNIDADE DA MULHER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 989–1006. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18429