O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO COMO INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO DE RENDA PÓS APOSENTADORIA PROGRAMADA

Autores

  • Vanessa da Silva Brito UNIFSA
  • Welliton Rego da Silva UNIFSA
  • Jhon Kennedy Teixeira Lisbino UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16840

Palavras-chave:

Previdência Social. Aposentadoria Programada. Planejamento Previdenciário.

Resumo

Esse artigo visa contextualizar a importância da realização do planejamento previdenciário diante das mudanças pós Emenda Constitucional 103/2019. A previdência social no Brasil é um sistema de caráter contributivo e de filiação obrigatória, portanto, cabe ao segurado planejar qual o melhor momento para requerer sua aposentadoria, e como realizar a manutenção da sua renda após a aposentadoria programada. Primeiramente, iniciaremos com um estudo acerca dos regimes previdenciários do Brasil, em seguida uma análise das aposentadorias especiais, inclusive as alteradas pela reforma da previdência, e por fim, uma contextualização sobre o regime complementar, instrumento utilizado para manutenção da renda. A partir das análises, discute-se a importância e o caminho a ser seguido a fim de realizar um planejamento previdenciário frisando suas vantagens diante do atual cenário.

Biografia do Autor

Vanessa da Silva Brito, UNIFSA

Graduando em direito pela Unifsa (Teresina/PI).

Welliton Rego da Silva, UNIFSA

Graduando em direito pela Unifsa (Teresina/PI)

Jhon Kennedy Teixeira Lisbino, UNIFSA

Professor do curso de direito pela UNIFSA (Teresina/PI).Mestre em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). 

 

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Brito, V. da S., Silva, W. R. da, & Lisbino, J. K. T. (2024). O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO COMO INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO DE RENDA PÓS APOSENTADORIA PROGRAMADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4867–4885. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16840