O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO COMO INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO DE RENDA PÓS APOSENTADORIA PROGRAMADA

Autores

  • Vanessa da Silva Brito UNIFSA
  • Welliton Rego da Silva UNIFSA
  • Jhon Kennedy Teixeira Lisbino UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16840

Palavras-chave:

Previdência Social. Aposentadoria Programada. Planejamento Previdenciário.

Resumo

Esse artigo visa contextualizar a importância da realização do planejamento previdenciário diante das mudanças pós Emenda Constitucional 103/2019. A previdência social no Brasil é um sistema de caráter contributivo e de filiação obrigatória, portanto, cabe ao segurado planejar qual o melhor momento para requerer sua aposentadoria, e como realizar a manutenção da sua renda após a aposentadoria programada. Primeiramente, iniciaremos com um estudo acerca dos regimes previdenciários do Brasil, em seguida uma análise das aposentadorias especiais, inclusive as alteradas pela reforma da previdência, e por fim, uma contextualização sobre o regime complementar, instrumento utilizado para manutenção da renda. A partir das análises, discute-se a importância e o caminho a ser seguido a fim de realizar um planejamento previdenciário frisando suas vantagens diante do atual cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa da Silva Brito, UNIFSA

Graduando em direito pela Unifsa (Teresina/PI).

Welliton Rego da Silva, UNIFSA

Graduando em direito pela Unifsa (Teresina/PI)

Jhon Kennedy Teixeira Lisbino, UNIFSA

Professor do curso de direito pela UNIFSA (Teresina/PI).Mestre em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). 

 

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Brito, V. da S., Silva, W. R. da, & Lisbino, J. K. T. (2024). O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO COMO INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO DE RENDA PÓS APOSENTADORIA PROGRAMADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4867–4885. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16840