AUTISMO EM GUINÉ-BISSAU: DESAFIOS CULTURAIS, PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16059

Palavras-chave:

Autismo. Inclusão. Cultura. Direitos Humanos.

Resumo

Estudar sobre o autismo em contextos culturais específicos como Guiné-Bissau é fundamental para promover a conscientização, combater estigmas e implementar políticas que garantam o pleno respeito aos direitos e a inclusão das crianças autistas na sociedade. Nesse contexto, o presente estudo examinou a interseção entre tradições culturais, percepções sociais e direitos das crianças autistas em Guiné-Bissau, destacando os desafios enfrentados por essas crianças e suas famílias. Por meio de uma análise abrangente das práticas culturais, relatos das mães e políticas educacionais, identifica-se a necessidade urgente de intervenções e políticas públicas voltadas para a conscientização, educação inclusiva e proteção dos direitos das crianças autistas. Propõem-se estratégias multifacetadas para promover a transformação social e garantir um futuro mais inclusivo e equitativo para todas as crianças autistas em Guiné-Bissau.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, UNEB

Pedagoga (UNEB), Psicopedagoga Institucional e Clínica (Faculdade Iguaçu), Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos (NEIM UFBA), em Gênero e Sexualidade na Educação (NUCUS UFBA), em Educação para as Relações Étnico-Raciais (UNIAFRO UNILAB), e em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira (Faculdade Iguaçu). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3148-5536.

Elizabete Essamai Manga, UNILAB

Bacharela Interdisciplinar em Humanidades pela UNILAB; e discente da Licenciatura em Pedagogia da UNILAB.Orcid: https://orcid.org/0009-0003-2928-0421. 

Manuel Mfinda Pedro Marques, UNILAB

Licenciado em Sociologia e Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6753-2848.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

Souza, L. B. P., Manga, E. E., & Marques, M. M. P. (2024). AUTISMO EM GUINÉ-BISSAU: DESAFIOS CULTURAIS, PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2353–2368. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16059