A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Karla Danielle Rezende da Silva Christian Business School
  • Andreia Santiago Resende Christian Business School
  • Cássia Fernanda Viana Santos Christian Business School
  • Isabel Cristina Solano Guerra de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.15263

Palavras-chave:

Educação não-formal. ensino-aprendizagem. Ciências.

Resumo

Este artigo tem por finalidade evidenciar a importância dos espaços não formais de educação no processo de ensino-aprendizagem e como estes podem colaborar na consolidação do conhecimento aprendido em sala de aula. Portanto, estes espaços de educação, nos possibilitam aprender por experiências sensoriais e práticas, que são vivências em ambientes fora da sala de aula, proporcionando uma articulação teoria e prática. A metodologia adotada foi a revisão de literatura. Como critérios de inclusão foram adotados os periódicos com data de publicação entre 2019 a 2023, a partir do levantamento de artigos científicos realizado no banco de dados dos Periódicos da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. As buscas nesta plataforma ocorreram com a palavra-chave: Educação não-formal. Os resultados apontaram para a utilização dos espaços não formais de ensino com diversas abordagens diferentes, porém com a mesma finalidade de contribuir no processo de ensino-aprendizagem durante as aulas teóricas. A utilização dos espaços não formais de educação ainda é desafiadora, mas evidenciou durante a pesquisa ser necessária para a efetivação da aprendizagem. 

Biografia do Autor

Karla Danielle Rezende da Silva, Christian Business School

Mestre em Ciências da Educação. Christian Business School. 

Andreia Santiago Resende, Christian Business School

Mestre em Ciências da Educação. Christian Business School. 

Cássia Fernanda Viana Santos, Christian Business School

Mestre em Ciências da Educação. Christian Business School. 

Isabel Cristina Solano Guerra de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Química. Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia. Universidade Federal de Pernambuco.    

 

Downloads

Publicado

2025-01-09

Como Citar

Silva, K. D. R. da, Resende, A. S., Santos, C. F. V., Oliveira, I. C. S. G. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 707–714. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.15263