POTENCIAL FITOTERÁPICO E BENEFÍCIOS DA AROEIRA

Autores

  • Lucas Ott Cunha Universidade Iguaçu
  • Michel Santos da Silva Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14594

Palavras-chave:

Aroeira. Fitoterapia. Plantas Medicinais.

Resumo

A aroeira (Schinus terebinthifolius) é uma planta tradicionalmente utilizada na fitoterapia devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e cicatrizantes. Este trabalho está em fase embrionária e tem como objetivo revisar sistematicamente a eficácia terapêutica da aroeira, avaliando suas aplicações clínicas e potenciais benefícios. Foi realizada uma revisão narrativa de literatura, analisando artigos e livros. A metodologia incluiu a seleção criteriosa de estudos clínicos e revisões sistemáticas. Os resultados indicam que os extratos de aroeira possuem atividade significativa contra bactérias patogênicas, além de promoverem a cicatrização de feridas e alívio de inflamações. Estudos clínicos preliminares também sugerem benefícios no tratamento de vários tipos de doenças (Melo et al., 2007). Contudo, há uma necessidade de mais ensaios clínicos controlados para confirmar esses efeitos e estabelecer dosagens seguras. Conclui-se que a aroeira é uma alternativa promissora na fitoterapia, com potencial para complementar tratamentos convencionais.

Biografia do Autor

Lucas Ott Cunha, Universidade Iguaçu

Graduando em Farmácia pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Michel Santos da Silva, Universidade Iguaçu

Orientador. Docente da Universidade Iguaçu (UNIG). Mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Especialista Entomologia Médica pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Co-Orientador. Docente da Universidade Iguaçu (UNIG). Mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Mestre em Doenças Parasitárias pela Universidad Autônoma de Asuncíon (U.A.A).

Downloads

Publicado

2024-06-17

Como Citar

Cunha, L. O., Silva, M. S. da, & Andrade, L. G. de. (2024). POTENCIAL FITOTERÁPICO E BENEFÍCIOS DA AROEIRA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2765–2785. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14594