LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO: DIVERSIDADE DE ESPÉCIES ALIMENTÍCIAS E MEDICINAIS COMERCIALIZADAS NO MERCADO PÚBLICO DE CORRENTE-PI

Autores

  • Cecília de Souza Carvalho Instituto Federal do Piauí- IFP
  • Miria de Cassia Oliveira Aragão Instituto Federal do Piauí- IFP
  • Marcília Martins da Silva Instituto Federal do Piauí- IFP
  • Patrine Nunes Gomes Instituto Federal do Piauí- IFP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6337

Palavras-chave:

Conservação. Recursos Naturais. Cerrado. Conhecimento. Cultura.

Resumo

Ao longo do tempo muitas espécies vegetais se tornaram não só alimentícias, como também medicinais, pelo fato de haver muitos nutrientes necessários a vida e por sua relevância na fitoterapia tornando-as assim de grande importância e ainda, podendo contribuir significativamente para a economia local e regional. Baseando-se nestes pressupostos, a presente pesquisa teve como objetivo realizar levantamento etnobotânico das plantas alimentícias e medicinais comercializadas no mercado público da cidade de Corrente- PI. A pesquisa foi realizada no Mercado Público do Município de Corrente-PI. A pesquisa foi dividida em duas etapas a primeira sendo feita visita in loco, a segunda etapa a realização da aplicação de perguntas e respostas, construído através do Google Forms. Na visita in loco foram entrevistados quatro (04) feirantes, destes 75% eram do sexo feminino e 25% do sexo masculino, com idade entre 35 a 60 anos. O perfil dos entrevistados demonstra que a participação predominante e ativa em mercados públicos são as mulheres. Já na segunda etapa da pesquisa foram realizados 30 formulários através da pesquisa do Forms, o critério adotado para essa era frequentar a feira. Dos 30 participantes, cerca de 43,33% foram estudantes, 13,33% servidores públicos, 10% recepcionistas, 6,66% autônomo, cuidadoras do lar, secretário escolar, técnica de meio ambiente, 3,33% agricultor, líder de montagem. Destes 70% eram do sexo feminino e 30% do sexo masculino. Para isso, torna-se necessário a realização de pesquisas no âmbito da etnobotânica e sua inter-relação com as pessoas, ajudando a compreender os conhecimentos locais.

Biografia do Autor

Cecília de Souza Carvalho, Instituto Federal do Piauí- IFP

Tecnóloga em Gestão Ambiental, Especialista em Estudos Geoambientais e Licenciamento Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí – Campus Corrente. E-mail: cecycarvalho95@gmail.com.

Miria de Cassia Oliveira Aragão, Instituto Federal do Piauí- IFP

Graduada em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/ UFS/ 2011). E-mail: miria@ifpi.edu.br.

Marcília Martins da Silva, Instituto Federal do Piauí- IFP

Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí (2009). Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais pelo Instituto Federal do Piauí (2011). Mestra em Conservação de Recursos naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí (2019). E-mail: marcilia.martins@ifpi.edu.br.  

Patrine Nunes Gomes, Instituto Federal do Piauí- IFP

Tecnóloga em Gestão Ambiental, especialista em Estudos Geoambientais e Licenciamento Ambiental. Instituto Federal do Piauí – Campus Corrente. E-mail: patrinenunes12@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Carvalho, C. de S. ., Aragão, M. de C. O. ., Silva, M. M. da ., & Gomes, P. N. . (2022). LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO: DIVERSIDADE DE ESPÉCIES ALIMENTÍCIAS E MEDICINAIS COMERCIALIZADAS NO MERCADO PÚBLICO DE CORRENTE-PI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 293–309. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6337

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.