MAPEAMENTO DA LITERATURA SOBRE EDUCAÇAO SUPERIOR, DIVERSIDADE DE PENSAMENTO E TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL (2018-2024)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14157Palavras-chave:
Educação Superior. Diversidade de Pensamento. Transformação Educacional.Resumo
A Educação Superior, a Diversidade de Pensamento e a Transformação Educacional são temas interligados que desempenham papéis fundamentais no cenário educacional contemporâneo. A Educação Superior representa um patamar crucial na formação acadêmica e profissional, influenciando diretamente a sociedade e o mercado de trabalho. A Diversidade de Pensamento, por sua vez, promove a inclusão de diferentes perspectivas, experiências e conhecimentos, enriquecendo o ambiente educacional e preparando os estudantes para lidar com a complexidade do mundo atual. Já a Transformação Educacional engloba as mudanças necessárias para adaptar o sistema educativo às demandas da sociedade em constante evolução, buscando inovar metodologias, conteúdos e práticas pedagógicas. Assim, neste contexto o objetivo desta pesquisa foi realizar um mapeamento dos estudos produzidos no Brasil que abordem os temas da Educação Superior, Diversidade de Pensamento e Transformação Educacional de forma individual, bem como a interação entre esses temas. A investigação buscou responder à seguinte questão de pesquisa: o que revelam os estudos produzidos no Brasil, no período de 2018 a 2023, sobre a Educação Superior, Diversidade de Pensamento e Transformação Educacional e suas inter-relações? Para coletar os dados, foi realizado um levantamento bibliográfico no Google Acadêmico, abrangendo artigos publicados entre 2018 e 2024. Os artigos de revisão foram analisados separadamente. Os principais resultados indicam que o ano de 2023 teve a maior quantidade de publicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY