MAPEAMENTO DA LITERATURA SOBRE EDUCAÇAO SUPERIOR, DIVERSIDADE DE PENSAMENTO E TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL (2018-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14157

Palavras-chave:

Educação Superior. Diversidade de Pensamento. Transformação Educacional.

Resumo

A Educação Superior, a Diversidade de Pensamento e a Transformação Educacional são temas interligados que desempenham papéis fundamentais no cenário educacional contemporâneo. A Educação Superior representa um patamar crucial na formação acadêmica e profissional, influenciando diretamente a sociedade e o mercado de trabalho. A Diversidade de Pensamento, por sua vez, promove a inclusão de diferentes perspectivas, experiências e conhecimentos, enriquecendo o ambiente educacional e preparando os estudantes para lidar com a complexidade do mundo atual. Já a Transformação Educacional engloba as mudanças necessárias para adaptar o sistema educativo às demandas da sociedade em constante evolução, buscando inovar metodologias, conteúdos e práticas pedagógicas. Assim, neste contexto o objetivo desta pesquisa foi realizar um mapeamento dos estudos produzidos no Brasil que abordem os temas da Educação Superior, Diversidade de Pensamento e Transformação Educacional de forma individual, bem como a interação entre esses temas. A investigação buscou responder à seguinte questão de pesquisa: o que revelam os estudos produzidos no Brasil, no período de 2018 a 2023, sobre a Educação Superior, Diversidade de Pensamento e Transformação Educacional e suas inter-relações? Para coletar os dados, foi realizado um levantamento bibliográfico no Google Acadêmico, abrangendo artigos publicados entre 2018 e 2024. Os artigos de revisão foram analisados separadamente. Os principais resultados indicam que o ano de 2023 teve a maior quantidade de publicações.

Biografia do Autor

Jefferson Silveira Barbosa, Universidade Gama Filho

Mestre em Direito-UGF- Universidade Gama Filho.

Maria Emilia Camargo, Universidade de Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção-UFSC-Universidade de Federal de Santa Catarina.

Beatriz Lúcia Salvador Bizotto, Universidade de Caxias do Sul

Doutorado em Administração - UCS - Universidade de Caxias do Sul. 

Rosecler Maschio Gilioli, Universidade de Caxias do Sul

Doutorado em Administração – UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Marta Elisete Ventura da Motta, Universidade e Caxias do Sul

Doutorado em Administração, UCS – Universidade e Caxias do Sul.

Angela Pelegrin  Ansuj, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia de Produção, UFSM – Universidade de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Barbosa, J. S., Camargo, M. E., Bizotto, B. L. S., Gilioli, R. M., Motta, M. E. V. da, & Ansuj, A. P. (2024). MAPEAMENTO DA LITERATURA SOBRE EDUCAÇAO SUPERIOR, DIVERSIDADE DE PENSAMENTO E TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL (2018-2024). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4893–4908. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14157