BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PÚBLICA: ACCOUNTABILITY NO BRASIL

Autores

  • Ronaldo Soares de Souza Veni Creator Christian University
  • Maria Emilia Camargo Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18668

Palavras-chave:

Governança pública. Accountability. Transparência. Políticas públicas Tecnologia.

Resumo

 O artigo examina as práticas de accountability no Brasil no contexto da governança pública, destacando o papel das cortes de contas, conselhos de políticas públicas e programas de integridade. Discute-se como esses mecanismos podem promover transparência, reduzir a corrupção e fortalecer a integridade pública, enquanto tecnologias inovadoras facilitam maior acesso e controle sobre informações governamentais.Também a accountability como um pilar da democracia, imperativo de sucesso, processo contínuo de consolidação da democracia e arma poderosa no combate a corrupção.Também se explica o papel da responsabilização, controle e transparência das Cortes de contas. A importância dos conselhos e políticas públicas demonstrando a significação e relevância da participação-cidadã na governança pública.

 

Downloads

Biografia do Autor

Ronaldo Soares de Souza, Veni Creator Christian University

 Mestre em Ciências Contábeis pela Veni Creator Christian University- VCCU.

Maria Emilia Camargo, Veni Creator Christian University

Orientadora e coautora. Professora da Veni Creator Christian University, Doutora em Engenharia de Produção-Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Souza, R. S. de, & Camargo, M. E. (2025). BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PÚBLICA: ACCOUNTABILITY NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1247–1259. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18668