EDUCAÇÃO – UM OLHAR PARA A TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Benedita Neire A.de Magalhaes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Reybia Bueno Ramos Instituto Superior de Educação de Ibituruna

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2207

Palavras-chave:

Transformação. Educação e resistência. Marxismo.

Resumo

O presente artigo tem como intenção a transformação da escola por meio da reflexão acerca da visão de Marx sobre a educação e as suas possíveis interpretações a partir de duas correntes marxistas distintas:  sendo a primeira teoria a da reprodução e a segunda teoria a da resistência. Diante das interpretações sobre o pensamento educacional de Marx, o texto reconhece que a Escola não é apenas um espaço de reprodução ideológica na sociedade capitalista, mas é também, por contradição, um espaço de luta e resistência ao pensamento hegemônico dominante.

Biografia do Autor

Benedita Neire A.de Magalhaes , Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso e Pedagogia pela Faculdade Afirmativo.  Pós-graduada em Gestão Escolar pela UFMT, Educação. Metodologia e Didática do Ensino de Fundamental e Médio do Ensino de História pela UFMT. Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Faveni. Professora efetiva da rede Estadual de ensino e da rede Municipal e já atuou como Coordenadora da rede particular. Coordenadora de formação da SMEC/Jaciara. Orientadora do Programa Alfabetização na Idade Certa. E atuou como Secretária Municipal de Educação do Munícipio de Jaciara-MT. Mestranda no curso  de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, na Linha de Pesquisa – Educação em Ciências e Educação Matemática. E-mail: jacneiremagal@gmail.com. 

Reybia Bueno Ramos , Instituto Superior de Educação de Ibituruna

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de Ibituruna-ISEIB e em Letras/Literatura/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso.  Pós-graduada em TGD-Transtorno Global de desenvolvimento pela Faculdade Única-MG. Professora efetiva da rede Estadual de ensino do município de Jaciara-MT. Estudante como aluna especial na Pós-graduação em Linguagem pela UFMT. E-mail: reybiabueno2019@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Magalhaes , B. N. A. ., & Ramos , R. B. . (2021). EDUCAÇÃO – UM OLHAR PARA A TRANSFORMAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 533–541. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2207