PEDAGOGIA DA SOMBRA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CÁRCERE COMO RESISTÊNCIA À DOMINAÇÃO PSICOQUÍMICA DA SUBJETIVIDADE

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidad Leonardo da Vinci

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22819

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Cárcere. Medicalização. Sofrimento Psíquico. Paulo Freire. Pedagogia Social. Biopoder.

Resumo

Este artigo, ancorado na Pedagogia Crítica e na Crítica Institucional, desvela a função ético-política da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema prisional brasileiro. O objetivo é analisar a EJA prisional como um espaço de resistência simbólica e reconstrução identitária frente à medicalização do sofrimento existencial e social. Demonstra-se que o regime punitivo emprega a psicofarmacologia como um sofisticado dispositivo de biopoder, visando o silenciamento químico da subjetividade. Em contraponto a essa estratégia de controle, introduz-se a Pedagogia da Sombra como um novo paradigma: acolher o trauma e o estigma (a “sombra”) e transformá-los em consciência crítica e capacidade de transformação. A metodologia é qualitativa, teórico-reflexiva e hermenêutico-crítica, centrada na análise das dinâmicas de poder e saber no cárcere. A fundamentação articula a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, a Crítica Institucional (Goffman) e as teorias do poder de Foucault, complementadas pela crítica contemporânea à psiquiatria de Moncrieff (2008). A conclusão é que a EJA se estabelece como um agente que se opõe estruturalmente à lógica punitiva e de controle químico. O paradigma da Pedagogia da Sombra oferece o arcabouço para transmutar a passividade induzida pelo fármaco em motivação de transformação da realidade, reafirmando a educação como a última trincheira da dignidade humana no cárcere.

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Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidad Leonardo da Vinci

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Leonardo da Vinci, Paraguai. Professora da Rede de Ensino do Estado de Pernambuco.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2025). PEDAGOGIA DA SOMBRA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CÁRCERE COMO RESISTÊNCIA À DOMINAÇÃO PSICOQUÍMICA DA SUBJETIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2676–2686. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22819