USO INDISCRIMINADO DE ZOLPIDEM

Autores

  • Denise Torres Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14136

Palavras-chave:

Zolpidem. Psicotrópico. Uso indiscriminado. Atenção farmacêutica.

Resumo

O zolpidem é um hipnótico não benzodiazepnico utilizado especialmente no tratamento de curto prazo da insônia, onde é atribuído a pacientes com problemas ao iniciar e manter o sono. Esse medicamento atua no sistema nervoso central. É considerado um medicamento muito seguro, sendo o mais prescrito em diversos países. Zolpidem assumiu o posto de uma das drogas mais consumidas no Brasil, no ano de 2020. O objetivo desse trabalho é Analisar para que serve o medicamento zolpidem, e os malefícios que o uso indiscriminado podem causar, além de identificar como o farmacêutico pode contribuir informando sobre o uso consciente do mesmo. A metodologia utilizada é de revisão bibliográfica da literatura. Podemos concluir que Zolpidem é uma escolha razoável de tratamento para os distúrbios do sono, uma vez que o fármaco contribui para regulação das fases do sono durante a noite, reduzindo a fadiga e as instabilidades de humor diurnas.

Biografia do Autor

Denise Torres, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de Farmácia — Universidade Iguaçu, UNIG.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Professor orientador do curso de graduação em Farmácia-- Universidade Iguaçu, UNIG, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Mestre em Parasitologia, Mestre em Ciências Ambiental, Professor do Curso de Cursos Modalidade EAD na Universidade Iguaçu UNIG.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Como Citar

Torres, D., & Andrade, L. G. de. (2024). USO INDISCRIMINADO DE ZOLPIDEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4278–4291. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14136