ATENÇÃO FARMACÊUTICA QUANTO AO USO INDISCRIMINADO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS (AINES)

Autores

  • Raquel Braga de Oliveira Universidade Iguaçu – UNIG
  • Fabiano Lacerda Carvalho Universidad Autonoma de Asuncion
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu – UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12429

Palavras-chave:

Atenção farmacêutica. Anti-inflamatórios não esteroidais. Uso indiscriminado. Farmacologia. Reações adversas.

Resumo

Uma das causas que contribui para o uso excessivo de medicamentos é a falta de informações adequadas e explicações claras de sua utilização. Nesse contexto, é essencial fornecer dados precisos sobre os riscos que os medicamentos podem representar à saúde das pessoas quando eles são manipulados de maneira inadequada. Observa-se que a automedicação tem se tornado cada vez mais comum, por isso, os farmacêuticos desempenham um papel fundamental ao orientar e auxiliar os pacientes quanto ao adequado uso medicamentoso. Nesse ínterim, este trabalho debruça-se sobre a atenção farmacêutica relacionada ao uso indiscriminado de anti-inflamatórios não esteroidais, (também representado pela sigla AINES), com o intuito de compreender a classificação dos AINES, sua farmacologia, possíveis reações adversas, além dos problemas associados à utilização sem perícia profissional e das medidas de atenção farmacêutica apropriadas a esse contexto. Para tanto, a presente pesquisa adota como metodologia a revisão de literatura do campo que compreende a Farmacologia em relação dialógica com outras áreas pertinentes, em que se incluem artigos científicos, monografias, dissertações e outros materiais acadêmicos de relevância, de modo a construir um arcabouço teórico para a reflexão. Este trabalho destaca a importância do farmacêutico como educador atuante direta ou indiretamente na saúde coletiva, pois promove o uso responsável e seguro de medicamentos, especificamente dos AINES, pela população.

 

Biografia do Autor

Raquel Braga de Oliveira, Universidade Iguaçu – UNIG

Bacharelado em Farmácia- Universidade Iguaçu – UNIG. 

Fabiano Lacerda Carvalho, Universidad Autonoma de Asuncion

Doutorado em Ciencias Biológicas com ênfase em Doenças Parasitárias (2011). Universidad Autonoma de Asuncion.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu – UNIG

Graduação Enfermagem, Graduação cirurgião Dentista, Especialização em Enfermagem do Trabalho, Especialização em Endodontia, Especialização em Ortodontia Especialização em HOF, Especialização em Odontológica Hospitalar, Mestrado em Ciências do Meio Ambiente, Mestrado em Parasitologia.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Oliveira, R. B. de, Carvalho, F. L., & Andrade, L. G. de. (2023). ATENÇÃO FARMACÊUTICA QUANTO AO USO INDISCRIMINADO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS (AINES). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 1613–1625. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12429