O USO INDISCRIMINADO DO METILFENIDATO PARA APERFEIÇOAMENTO COGNITIVO POR JOVENS

Autores

  • Selvina Maria Alves Assis UNIFAESF
  • Nayra Beatriz Leal Carreiro da Silva UNIFAESF
  • Louise Cristina Freitas Saraiva FAESF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17541

Palavras-chave:

Uso indiscriminado. Jovens. Uso abusivo. Metilfenidato. Atenção farmacêutica.

Resumo

O uso indiscriminado do metilfenidato, popularmente conhecido por nomes comerciais como Ritalina®️ e Concerta®️, tem crescido entre jovens, especialmente universitários, que buscam melhorar o desempenho acadêmico. Essa substância, originalmente indicada para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), atua como estimulante do sistema nervoso central, proporcionando aumento da concentração e redução do sono. No entanto, seu consumo sem prescrição médica traz sérios riscos à saúde, como dependência química, transtornos de ansiedade, insônia e outros efeitos adversos. O objetivo do presente trabalho foi investigar as consequências do uso do metilfenidato para jovens, com foco nos efeitos à saúde e nos fatores socioculturais que incentivam o consumo, além de destacar o papel do farmacêutico na conscientização sobre os riscos acerca desse consumo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, que foi realizada a partir de buscas de artigos nas bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico com os descritores: “uso indiscriminado”, “jovens”, “uso abusivo”, “metilfenidato” e “atenção farmacêutica” publicados entre os anos de 2019 a 2024, sendo a amostra final desta revisão constituída por dez artigos científicos. Dessa forma, foi observado que o uso não regulamentado de metilfenidato por jovens representa um problema de saúde pública, impulsionado pela pressão acadêmica e lacunas no controle da comercialização. A ausência de acompanhamento médico agrava os riscos à saúde mental e física. O papel do farmacêutico é destacado como essencial na orientação e prevenção do uso inadequado, sendo necessária maior fiscalização na venda e campanhas educativas.

Downloads

Biografia do Autor

Selvina Maria Alves Assis, UNIFAESF

Acadêmica de farmácia UNIFAESF - centro universitário.

Nayra Beatriz Leal Carreiro da Silva, UNIFAESF

Acadêmica de farmácia UNIFAESF - centro universitário.

Louise Cristina Freitas Saraiva, FAESF

Farmacêutica pela FAESF - Faculdade de ensino superior de Floriano. Mestre em ciências farmacêuticas pela UFPI - Universidade Federal do Piauí. 

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Assis, S. M. A., Silva, N. B. L. C. da, & Saraiva, L. C. F. (2024). O USO INDISCRIMINADO DO METILFENIDATO PARA APERFEIÇOAMENTO COGNITIVO POR JOVENS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2857–2870. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17541