CONCEPÇÃO DE CONFLITOS: O QUE DIZ UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Lisandra Gomes FAVENI
  • João Batista Araujo da Silva Junior UFC
  • Lauro Araujo Mota UNICAMP
  • Dráulio Sales da Silva UFC
  • Francisco Fernando Silveira UFC
  • Rodolfo de Melo Nunes UFC
  • Ana Paula de Araújo Mota PUC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13661

Palavras-chave:

Conflitos interpessoais. Birras. Educação infantil.

Resumo

Os conflitos são situações que geralmente ocorrem na sala de aula, durante a interação das crianças e no estabelecimento de suas relações. É neste contexto que as concepções e estratégias de resolução dessas situações são estabelecidas. Os conflitos têm sido foco de estudo de diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e a psicologia, que contemplam várias pesquisas direcionadas a esse objetivo. Nossa proposta no desenvolvimento deste trabalho é compreender e destacar os entendimentos que foram estabelecidos com base na concepção dos principais mediadores de conflitos que ocorrem na sala de aula, especialmente na educação infantil: os professores. Inicialmente, esta pesquisa tem uma natureza qualitativa, trazendo aspectos metodológicos bibliográficos relacionados aos conflitos de acordo com algumas produções encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em outras plataformas. Também conduzimos uma entrevista com uma professora de educação infantil. Os resultados obtidos mostram que os conflitos fazem parte das relações e devem ser considerados pelos educadores como possibilidades de desenvolver habilidades em seus alunos, auxiliando em seu desenvolvimento e estabelecimento de suas relações interpessoais.

Biografia do Autor

Lisandra Gomes, FAVENI

Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais- (FAVENI); Alfabetização e letramento e Educação Especial Inclusiva I (UNIMAIS - Faculdade Educamais). Pedagoga – UECE. 

João Batista Araujo da Silva Junior, UFC

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UECE Químico – UFC. 

Lauro Araujo Mota, UNICAMP

Doutor em Educação - UNICAMP; Professor do Curso de Ciências da Natureza – UFPI Pedagogo – UECE.

Dráulio Sales da Silva, UFC

Doutor em Química - UFC; Professor de Química - UVA. Química – UFC. 

Francisco Fernando Silveira, UFC

Mestre em Química - UFC; Professor de Química do Instituto Federal do Piauí - Campus Paulistana Química – UFC. 

Rodolfo de Melo Nunes, UFC

Doutor em Ciências Médicas - UFC; Professor dos Cursos da Saúde-UNIFAMETRO/UNIJAGUARIBE/MULTIVERSA. Farmacêutico – UFC. 

Ana Paula de Araújo Mota, PUC

Mestra em Educação - PUC Campinas; Professora da Pedagogia- UECE. Pedagoga – UECE.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Como Citar

Gomes, L., Silva Junior, J. B. A. da, Mota, L. A., Silva, D. S. da, Silveira, F. F., Nunes, R. de M., & Mota, A. P. de A. (2024). CONCEPÇÃO DE CONFLITOS: O QUE DIZ UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1322–1343. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13661