ENTRE ESCUTA, CONFLITO E ESCRITA DE SI: O RELATO AUTOBIOGRÁFICO COMO RESSIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19598

Palavras-chave:

Formação docente. Educação infantil. Estágio supervisionado. Escrita de si. experiência.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como o relato autobiográfico, fundamentado nas epistemologias histórico-culturais e nas teorias da experiência, pode atuar como ferramenta de ressignificação da formação docente inicial na Educação Infantil. A partir da vivência no estágio supervisionado realizado em uma turma da Fase II, no município de Timbiras-MA, a autora constroi uma escrita de si que atravessa a observação participativa, a regência e os conflitos implicados no processo de tornar-se professora. Adota-se como metodologia a narrativa autobiográfica, compreendida como prática formativa e gesto epistêmico[1]. O material empírico é composto por registros reflexivos produzidos ao longo do estágio e analisados a partir de três categorias emergentes: mediação pedagógica e escuta da infância; conflito e elaboração da identidade docente; e escrita de si como gesto formativo. Os resultados apontam que a experiência, ao ser narrada, ganha densidade crítica e se transforma em conhecimento situado, reafirmando que a formação não é apenas técnica, mas também subjetiva, cultural e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keylla Viana Lima de Brito, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Maranhão. 

Laiz Mara Meneses Macedo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação, Universidade Federal do Maranhão, professora adjunto.

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

Brito, K. V. L. de, & Macedo, L. M. M. (2025). ENTRE ESCUTA, CONFLITO E ESCRITA DE SI: O RELATO AUTOBIOGRÁFICO COMO RESSIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8039–8057. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19598