OS EFEITOS CAUSADOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM DECORRÊNCIA DOS CRIMES PRATICADOS CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Autores

  • Gabriela Araújo de Castro Ponce Leones Universidade de Gurupi - UNIRG
  • André Henrique Oliveira Leite Universidade de Gurupi - UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11675

Palavras-chave:

Administração Pública. Colarinho Branco. Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Impunidade. Sistema penal.

Resumo

O Sistema Financeiro Nacional, responsável por intermediar a transação de recursos do mercado financeiro, tem sido utilizado, por seus próprios agentes, como um meio para obter vantagens de cunho pessoal através de práticas ilícitas. Os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional encontram-se tipificados na Lei n.º 7.492, de 16 de junho de 1986, conhecida como Lei do Colarinho Branco. Esses delitos se destacam pela complexidade nas estratégias utilizadas para cometê-los, fator este que dificulta sua investigação e, por consequência, sua criminalização. O presente artigo tem por objetivo apresentar os impactos causados à Administração Pública em decorrência dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, destacando como a ocultação do crime gera uma sensação de impunidade à sociedade. Com esse intento, o estudo foi realizado pelo método de pesquisa descritiva e qualitativa, baseado em revisão bibliográfica por doutrinas, jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, legislações, monografias e artigos científicos voltados para o tema.

Palavras-chave: Administração Pública. Colarinho Branco. Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Impunidade. Sistema penal.

Biografia do Autor

Gabriela Araújo de Castro Ponce Leones, Universidade de Gurupi - UNIRG

Bacharelanda em Direito na Universidade de Gurupi - UNIRG. 

André Henrique Oliveira Leite, Universidade de Gurupi - UNIRG

Professor e Orientador do curso de Direito da Universidade de Gurupi- UNIRG. Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Leones, G. A. de C. P., & Leite, A. H. O. (2023). OS EFEITOS CAUSADOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM DECORRÊNCIA DOS CRIMES PRATICADOS CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 953–971. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11675