ANÁLISE DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E APRENDIZAGEM

Autores

  • Ravenna Lais Vieira da Silva
  • Débora Lopes Irene UESPI
  • Guilherme Ribeiro Paz Neto UESPI
  • Mateus Victor Ibiapina Gomes Nascimento
  • Silvia Maria Cardoso Magalhães Hidd
  • Janyerson Dannys Pereira da Silva
  • Conceição de Maria Aguiar Carvalho
  • Galba Coelho Carmo
  • Antonio Francisco Veras de Carvalho
  • Francisco Evaldo Orsano
  • Enéas de Freitas Dutra Júnior

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10735

Palavras-chave:

Educação infantil. Desenvolvimento motor. Ludicidade.

Resumo

 As brincadeiras e jogos lúdicos são utilizados como recursos estratégicos para contribuir com o processo de aprendizagem, tornando os resultados no âmbito de ensino mais satisfatórios, além de proporcionar o desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender a relevância da utilização de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento motor das crianças. A metodologia utilizada foi uma revisão literária, por meio da qual foram obtidos 16 estudos que atendiam aos objetivos propostos e à questão norteadora. Os resultados alcançados evidenciaram a relevância das práticas lúdicas para que se tenha uma aprendizagem mais efetiva, contribuindo para a instituição de um ambiente de ensino mais dinâmico e atrativo para as crianças. A partir das obras literárias revisadas, foi possível concluir que a ludicidade é utilizada como um instrumento direcionado para a otimização do processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil, colaborando com o desenvolvimento das aptidões emocionais, cognitivas, motoras e relacionais dos discentes.

Biografia do Autor

Ravenna Lais Vieira da Silva

Graduada em Educação Física.

Débora Lopes Irene, UESPI

Licenciatura Plena em Educação Física – UESPI.

Guilherme Ribeiro Paz Neto, UESPI

Graduando em Licenciatura Plena em Educação Física – UESPI.

Mateus Victor Ibiapina Gomes Nascimento

Especialização em Atividade Física para Grupos Especiais. 

Silvia Maria Cardoso Magalhães Hidd

Mestre em Engenharia Biomédica. 

Janyerson Dannys Pereira da Silva

Doutor em Farmacologia. 

Conceição de Maria Aguiar Carvalho

Mestre em Engenharia Biomédica. 

Galba Coelho Carmo

Educação Física e Desporto Escolar.

Antonio Francisco Veras de Carvalho

Mestre em Nutrição e Alimentos. 

Francisco Evaldo Orsano

Doutor em Ciências da Saúde. 

Enéas de Freitas Dutra Júnior

Doutor em Engenharia Biomédica. 

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Silva, R. L. V. da, Irene, D. L., Paz Neto, G. R., Nascimento, M. V. I. G., Hidd, S. M. C. M., Silva, J. D. P. da, … Dutra Júnior, E. de F. (2023). ANÁLISE DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 281–297. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10735