ESTRUTURAS DE ESCOLAS DA ZONA RURAL PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Tiago Idalino de Oliveira Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Dennyse Maria Pimentel Rodrigues Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Débora Lopes Irene Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Andressa Lima Mineu Alves Gomes Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Nicole Macedo Orsano Universidade Federal do Piauí- UFPI
  • Galba Coelho Carmo Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Enéas de Freitas Dutra Júnior
  • Antonio Francisco Veras de Carvalho
  • Francisco Evaldo Orsano Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10622

Palavras-chave:

Infraestrutura, Educação Física, Escolas da zona rural

Resumo

Objetivo: Analisar a infraestrutura disponibilizada para aulas práticas de Educação Física em escolas públicas na zona rural do município de Campo Maior-PI e Jatobá do Piauí. Métodos: Foi realizado um estudo de corte transversal, que envolveu uma amostra de 6 escolas. Os participantes responderam um questionário com perguntas referentes aos seus aspectos socioeconômicos e sobre as características das infraestruturas disponíveis para a prática de atividade física, baseado no questionário da pesquisa (PENSE, 2019). Após a coleta, os dados foram analisados conforme o especificado pela pesquisa (PENSE, 2019), os dados foram organizados no programa Microsoft Excel, após o processo de tabulação foi feito o percentual dos dados de cada escola e com ao final dessa etapa foi elaborada as tabelas socioeconômicas e sobre a infraestrutura das escolas. Resultados: Os resultados apontam que as características dos aspectos estruturais das escolas avaliadas, 5 (83,3%) escolas possuem aulas no turno manhã e tarde e 1 (16,6%) funciona nos três turnos, sendo todas as 6 (100%) têm a disciplina de educação física em sua grade curricular. As aulas também são ministradas por um professor de Educação Física formado. Sobre a infraestrutura das escolas apenas 1 (16,6%) possui quadra em condições de uso, as demais 5 (83,3%), não possuem quadras, 5 (83,3%) afirmam utilizam o pátio ou outras áreas externas da escola para realização das aulas de Educação Física na escola. Conclusão: Conclui-se que, apesar de a disciplina e do professor de Educação Física estarem presentes em todas as escolas, a maioria das instituições de ensino não ofereciam instalações para aulas práticas de Educação Física.

Biografia do Autor

Tiago Idalino de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Licenciatura Plena em Educação Física– UESPI. 

Dennyse Maria Pimentel Rodrigues, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Licenciatura Plena em Educação Física – UESPI.

Débora Lopes Irene, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Licenciatura Plena em Educação Física – UESPI. 

Andressa Lima Mineu Alves Gomes, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Graduanda em Licenciatura Plena em Educação Física. 

Nicole Macedo Orsano, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Graduanda em Nutrição – UFPI. 

Galba Coelho Carmo, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Educação Física e Desporto Escolar. 

Enéas de Freitas Dutra Júnior

Doutorado em Engenharia Biomédica. 

Antonio Francisco Veras de Carvalho

Mestre em Nutrição e Alimentos. 

Francisco Evaldo Orsano, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutorado em Ciências da Saúde. 

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

Oliveira, T. I. de, Rodrigues, D. M. P., Irene, D. L., Gomes, A. L. M. A., Orsano, N. M., Carmo, G. C., … Orsano, F. E. (2023). ESTRUTURAS DE ESCOLAS DA ZONA RURAL PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 741–751. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10622