PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: SISTEMÁTICA REVISÃO (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10597Palavras-chave:
Educação. Inclusão. Práticas Pedagógicas.Resumo
Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática na área da Educação sobre práticas pedagógicas na inclusão escolar, no período de 2008 a 2018. Este estudo classifica-se como exploratório e descritivo, que se utiliza de aspectos qualitativos. A busca na base de dados da Scielo e na Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI) possibilitou a seleção de 18 artigos que compuseram o Portfólio Bibliográfico do presente estudo. As contribuições dos artigos em relação às práticas pedagógicas inclusivas indicam a presença, ainda, de obstáculos para a garantia da inclusão escolar, sobretudo pelas dificuldades de infraestrutura e formação apropriada dos docentes para atuarem na área. Não obstante, também se observou que as práticas pedagógicas efetivamente desenvolvidas na sala de aula possuem uma presença marcante da pedagogia tradicional.
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