EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 NA APAE DE UNAÍ – MG
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9102Palavras-chave:
Educação Permanente. COVID-19. Profissionais de Saúde.Resumo
A pandemia da COVID-19 tornou-se uma emergência de saúde pública de interesse internacional. O recente cenário mundial nos coloca em posição de fragilidade e incerteza. A COVID-19 vem promovendo reestruturações em todos os âmbitos: emocionais, sociais, físicos, ambientais, profissionais e ocupacionais. A Educação Permanente em Saúde (EPS) surge como alternativa de fortalecimento dos serviços de saúde no combate à pandemia da COVID-19 e suas consequências na saúde da população. Este relato tem por objetivo apresentar como se deu a elaboração e realização de uma EPS com temática sobre “Diálogos Prospectivos – o pensar, o debate e a busca de modelar o futuro” e os impactos da pandemia da COVID-19 na APAE/CER II de Unaí – MG. Foi elaborada e realizada uma EPS com os profissionais com temática sobre os impactos da pandemia da COVID-19 no CER II, utilizando a metodologia de Diálogos Prospectivos. Foi possível identificar que os profissionais de saúde reconhecem o momento de EP como um espaço que permite fazer reflexões acerca dos entraves que permeiam a prática em saúde, assim como os marcadores sociais em que os usuários vivenciam. A EP sobre a temática de Diálogos Prospectivos proporcionou um espaço de oportunidades de ampliação do conhecimento dos profissionais, bem como a reflexão crítica e, ao mesmo tempo, mobilizou aproximação entre os profissionais, permitindo mudanças possíveis no serviço e na atuação profissional, lembrando-se que a integração e bons resultados representam melhor oferta e estratégia do cuidado.
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