EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 NA APAE DE UNAÍ – MG

Autores/as

  • Uguiarlem Ribeiro Duraes Universidade de Brasília- UnB
  • Éverton Luís Pereira Universidade de Brasília- UnB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9102

Palabras clave:

Educação Permanente. COVID-19. Profissionais de Saúde.

Resumen

A pandemia da COVID-19 tornou-se uma emergência de saúde pública de interesse internacional. O recente cenário mundial nos coloca em posição de fragilidade e incerteza.  A COVID-19 vem promovendo reestruturações em todos os âmbitos: emocionais, sociais, físicos, ambientais, profissionais e ocupacionais. A Educação Permanente em Saúde (EPS) surge como alternativa de fortalecimento dos serviços de saúde no combate à pandemia da COVID-19 e suas consequências na saúde da população.  Este relato tem por objetivo apresentar como se deu a elaboração e realização de uma EPS com temática sobre “Diálogos Prospectivos – o pensar, o debate e a busca de modelar o futuro” e os impactos da pandemia da COVID-19 na APAE/CER II de Unaí – MG. Foi elaborada e realizada uma EPS com os profissionais com temática sobre os impactos da pandemia da COVID-19 no CER II, utilizando a metodologia de Diálogos Prospectivos. Foi possível identificar que os profissionais de saúde reconhecem o momento de EP como um espaço que permite fazer reflexões acerca dos entraves que permeiam a prática em saúde, assim como os marcadores sociais em que os usuários vivenciam. A EP sobre a temática de Diálogos Prospectivos proporcionou um espaço de oportunidades de ampliação do conhecimento dos profissionais, bem como a reflexão crítica e, ao mesmo tempo, mobilizou aproximação entre os profissionais, permitindo mudanças possíveis no serviço e na atuação profissional, lembrando-se que a integração e bons resultados representam melhor oferta e estratégia do cuidado.

Biografía del autor/a

Uguiarlem Ribeiro Duraes, Universidade de Brasília- UnB

Mestrando em Saúde Coletiva (Universidade de Brasília); Especialização em Direitos Humanos e Ressocialização (FUNIP), Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (ESCS/FEPECS, SES-DF), Especialização em Políticas Públicas para População em Situação de Rua. Terapeuta Ocupacional (UnB). Link do Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4950-7705. Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4518496037087671.

Éverton Luís Pereira, Universidade de Brasília- UnB

 Pós-doutorado no Medical Anthropology Research Centre da Universitat Rovira i Virgili (URV). Professor do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA), da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Antropologia Social (UFSC). Link do ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7771-1594. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/5197309393076747.

Publicado

2023-04-29

Cómo citar

Duraes, U. R. ., & Pereira, Éverton L. . (2023). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 NA APAE DE UNAÍ – MG. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 20–31. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9102