EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE SOBRE CLIMATÉRIO E MENOPAUSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5137Palavras-chave:
Educação Popular em Saúde. Climatério. Menopausa. Enfermagem.Resumo
Esse artigo buscou relatar a experiência vivenciada na realização de uma Educação Popular em Saúde (EPS) sobre a temática do climatério e menopausa com as mulheres de uma sala de espera de citologia oncótica em uma Unidade de Saúde da Família do interior do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, na modalidade de relato de experiência. Este foi proposto pelo componente curricular Estágio Curricular Supervisionado I, do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A experiência foi vivenciada numa Unidade de Saúde da Família de um município do interior do Rio grande do Norte. O público-alvo da intervenção foram os sujeitos, em sua maioria, mulheres, que estavam esperando para realizar o exame citopatológico. A intervenção transcorreu de forma leve e participativa. A importância da educação problematizadora da EPS é exatamente esses contrastes entre ciência e vivência. O processo de promoção, prevenção, cura e reabilitação é também um processo pedagógico, no sentido de que tanto o profissional de saúde quanto o cliente-usuário aprendem e ensinam. A continuidade dessas atividades educativas se faz relevante, considerando assim a sua importância conforme os princípios e diretrizes defendidos pelo SUS.
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