AS CÔNICAS E SUAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS

Autores

  • Sarley de Araújo Silva Instituto Federal de Educação
  • Josimauro Borges de Carvalho Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4007

Palavras-chave:

Cônicas. Construções geométricas. Hipérbole e geometria analítica.

Resumo

A Geometría das cónicas  está presente em diversas áreas do conhecimento, seja nas engenharías, nos elementos da natureza em objetos geométricos do cotidiano. O objetivo deste trabalho e confeccionar figuras geométricas com materiais concretos como recurso pedagógico a partir da definição, com o intuito de tornar mais significativa e presente as cônicas geométricas: parábola, elipse e hipérbole na sala de aula, valorizando os saberes anteriores dos educandos, proporcionando-lhes o raciocínio geométrico e matemático. Na realização desta temática foi utilizado o método dedutivo e a pesquisa-ação. Os resultados mostram que o uso de material concreto como recurso pedagógico facilita o processo de ensino e aprendizagem em geometria das cônicas promovendo o raciocínio e o desenvolvimento do aluno. Portanto, concluí-se que as atividades com materiais manipuláveis seguindo regras matemáticas contribui na construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Sarley de Araújo Silva, Instituto Federal de Educação

Professor do Instituto Federal de Educação. Ciências e Tecnologia do Amazonas-IFAM, Manaus-Am.sarley.silva@ifam.edu.br

Josimauro Borges de Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas

Professor da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Tefé-AM. jbcarvalho@uea.edu.br

Downloads

Publicado

2022-02-03

Como Citar

Silva, S. de A. ., & Carvalho, J. B. de . (2022). AS CÔNICAS E SUAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1605– 1619. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4007