AS CÔNICAS E SUAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS

Autores/as

  • Sarley de Araújo Silva Instituto Federal de Educação
  • Josimauro Borges de Carvalho Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4007

Palabras clave:

Cônicas. Construções geométricas. Hipérbole e geometria analítica.

Resumen

A Geometría das cónicas  está presente em diversas áreas do conhecimento, seja nas engenharías, nos elementos da natureza em objetos geométricos do cotidiano. O objetivo deste trabalho e confeccionar figuras geométricas com materiais concretos como recurso pedagógico a partir da definição, com o intuito de tornar mais significativa e presente as cônicas geométricas: parábola, elipse e hipérbole na sala de aula, valorizando os saberes anteriores dos educandos, proporcionando-lhes o raciocínio geométrico e matemático. Na realização desta temática foi utilizado o método dedutivo e a pesquisa-ação. Os resultados mostram que o uso de material concreto como recurso pedagógico facilita o processo de ensino e aprendizagem em geometria das cônicas promovendo o raciocínio e o desenvolvimento do aluno. Portanto, concluí-se que as atividades com materiais manipuláveis seguindo regras matemáticas contribui na construção do conhecimento.

Biografía del autor/a

Sarley de Araújo Silva, Instituto Federal de Educação

Professor do Instituto Federal de Educação. Ciências e Tecnologia do Amazonas-IFAM, Manaus-Am.sarley.silva@ifam.edu.br

Josimauro Borges de Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas

Professor da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Tefé-AM. jbcarvalho@uea.edu.br

Publicado

2022-02-03

Cómo citar

Silva, S. de A. ., & Carvalho, J. B. de . (2022). AS CÔNICAS E SUAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1605– 1619. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4007