PSICANÁLISE E ADOLESCÊNCIA: REVISITANDO O CLÁSSICO E PENSANDO O CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22762Palavras-chave:
Adolescência. Psicanálise. Redes Sociais.Resumo
Esse artigo buscou entender os impactos das transformações da adolescência contemporânea na teoria e prática psicanalítica. Embora Freud não tenha utilizado o termo "adolescência", suas contribuições sobre a puberdade e a reorganização psíquica após o complexo de Édipo são essenciais para compreender essa fase do desenvolvimento. O estudo analisa como as mudanças culturais e sociais, especialmente o papel das redes digitais, influenciam a experiência adolescente e afetam a prática clínica psicanalítica. A pesquisa envolveu uma revisão narrativa, com base em livros clássicos da psicanálise, artigos científicos e produções acadêmicas recentes, focando na adolescência sob a ótica psicanalítica e no impacto das redes sociais. Os resultados indicam que, embora a adolescência continue sendo um período de crise e reorganização psíquica, o cenário atual amplia sua complexidade. As redes sociais, ao mesmo tempo que oferecem novos espaços de expressão, intensificam angústias e comparações, potencializando sentimentos de inadequação. A clínica psicanalítica, portanto, deve adotar uma escuta sensível às especificidades culturais e tecnológicas dos adolescentes. Conclui-se que é necessário articular os conceitos clássicos da psicanálise com as demandas contemporâneas, considerando as novas formas de expressão dos conflitos adolescentes e os desafios impostos pela sociedade digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY