LEITURA COMO FERRAMENTA DE AUTONOMIA E FORMAÇÃO PARA A INDEPENDÊNCIA PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22681Palavras-chave:
Leitura. Autonomia. Formação. Independência profissional. Educação.Resumo
A leitura é um dos instrumentos mais eficazes de emancipação intelectual e profissional. Por meio dela, o indivíduo desenvolve competências cognitivas, comunicativas e críticas que o capacitam a agir com autonomia e responsabilidade no mundo do trabalho. O presente artigo tem como objetivo analisar a leitura enquanto ferramenta formativa, capaz de contribuir para a independência profissional e o desenvolvimento da consciência crítica. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica fundamentada em autores como Paulo Freire, Isabel Solé, Ângela Kleiman e Ezequiel Theodoro da Silva. Conclui-se que a prática da leitura, quando desenvolvida de forma crítica e significativa, promove a autonomia, fortalece a identidade profissional e amplia as possibilidades de atuação ética e criativa na sociedade contemporânea.
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