LEITURA COMO FERRAMENTA DE AUTONOMIA E FORMAÇÃO PARA A INDEPENDÊNCIA PROFISSIONAL

Autores

  • Divanilce Cavalcante do Nascimento Xavier Christian Business School
  • Maria Aparecida Lourenço dos Santos
  • Joana Costa
  • Natanael Nunes Viçosi
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22681

Palavras-chave:

Leitura. Autonomia. Formação. Independência profissional. Educação.

Resumo

A leitura é um dos instrumentos mais eficazes de emancipação intelectual e profissional. Por meio dela, o indivíduo desenvolve competências cognitivas, comunicativas e críticas que o capacitam a agir com autonomia e responsabilidade no mundo do trabalho. O presente artigo tem como objetivo analisar a leitura enquanto ferramenta formativa, capaz de contribuir para a independência profissional e o desenvolvimento da consciência crítica. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica fundamentada em autores como Paulo Freire, Isabel Solé, Ângela Kleiman e Ezequiel Theodoro da Silva. Conclui-se que a prática da leitura, quando desenvolvida de forma crítica e significativa, promove a autonomia, fortalece a identidade profissional e amplia as possibilidades de atuação ética e criativa na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divanilce Cavalcante do Nascimento Xavier, Christian Business School

Graduação: enfermagem e pedagogia, pós-graduação em Metodologia do ensino superior, mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School-CBS.

Maria Aparecida Lourenço dos Santos

Graduação em matemática, pós-graduação em metodologia do ensino superior.

Joana Costa

Graduação: Licenciatura em Letras, pós-graduação em Literaturas brasileiras.

Natanael Nunes Viçosi

Formado em Letras e Literatura, especialização em: Didática e metodologia do Ensino Superior.

Rozineide Iraci Pereira da Silva

PhD. Doutora em Ciências da Educação, professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2025-11-29

Como Citar

Xavier, D. C. do N., Santos, M. A. L. dos, Costa, J., Viçosi, N. N., & Silva, R. I. P. da. (2025). LEITURA COMO FERRAMENTA DE AUTONOMIA E FORMAÇÃO PARA A INDEPENDÊNCIA PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9317–9338. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22681