INTEGRAÇÃO STEAM E CONTROLE NUMÉRICO COMPUTADORIZADO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INOVAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21851Palavras-chave:
Educação STEAM. Controle Numérico Computadorizado (CNC). Sequência Didática. Educação Profissional e Tecnológica. Cultura Maker.Resumo
A educação contemporânea, demanda a formação de profissionais com competências integradas para problemas complexos e futuros. Nesse contexto, a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), aliada à Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), é essencial para promover uma educação interdisciplinar e prática, fomentando o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e a criatividade. Este trabalho propõe uma sequência didática baseada na metodologia STEAM e na PBL (Aprendizagem Baseada em Projetos), voltada à construção de uma CNC caneta de baixo custo. A proposta integra teoria e prática no ensino de automação, programação, eletrônica e design, utilizando tecnologias acessíveis como Arduino e impressão 3D. Estruturada em cinco etapas — exploração conceitual, modelagem digital, impressão 3D, montagem e programação —, a metodologia busca desenvolver competências técnicas e socioemocionais alinhadas à Indústria 4.0. Os resultados esperados incluem a promoção do protagonismo estudantil, do pensamento crítico e do trabalho colaborativo. A pesquisa contribui para a renovação das práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica, democratizando o acesso a tecnologias emergentes e fortalecendo a formação integral dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY