INTEGRAÇÃO STEAM E CONTROLE NUMÉRICO COMPUTADORIZADO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INOVAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO

Autores

  • Ivan Ferreira Martins Escola do Futuro de Goiás
  • Hevilly Andreina Brito de Souza Escola do Futuro de Goiás
  • Ronscley Modesto de Lima Escola do Futuro de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21851

Palavras-chave:

Educação STEAM. Controle Numérico Computadorizado (CNC). Sequência Didática. Educação Profissional e Tecnológica. Cultura Maker.

Resumo

A educação contemporânea, demanda a formação de profissionais com competências integradas para problemas complexos e futuros. Nesse contexto, a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), aliada à Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), é essencial para promover uma educação interdisciplinar e prática, fomentando o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e a criatividade. Este trabalho propõe uma sequência didática baseada na metodologia STEAM e na PBL (Aprendizagem Baseada em Projetos), voltada à construção de uma CNC caneta de baixo custo. A proposta integra teoria e prática no ensino de automação, programação, eletrônica e design, utilizando tecnologias acessíveis como Arduino e impressão 3D. Estruturada em cinco etapas — exploração conceitual, modelagem digital, impressão 3D, montagem e programação —, a metodologia busca desenvolver competências técnicas e socioemocionais alinhadas à Indústria 4.0. Os resultados esperados incluem a promoção do protagonismo estudantil, do pensamento crítico e do trabalho colaborativo. A pesquisa contribui para a renovação das práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica, democratizando o acesso a tecnologias emergentes e fortalecendo a formação integral dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Ferreira Martins, Escola do Futuro de Goiás

Mestrando em Ciência da Computação – Coordenador do Grupo de Pesquisa e Inovação NEES – Núcleo de Estudos em Educação STEAM, Escola do Futuro de Goiás. 

Hevilly Andreina Brito de Souza, Escola do Futuro de Goiás

Estudante do Ensino Técnico e Bolsista do Grupo de Pesquisa e Inovação NEES – Núcleo de Estudos em Educação STEAM, Escola do Futuro de Goiás. 

Ronscley Modesto de Lima, Escola do Futuro de Goiás

Estudante do Ensino Técnico e Bolsista do Grupo de Pesquisa e Inovação NEES – Núcleo de Estudos em Educação STEAM, Escola do Futuro de Goiás. 

Downloads

Publicado

2025-10-30

Como Citar

Martins, I. F., Souza, H. A. B. de, & Lima, R. M. de. (2025). INTEGRAÇÃO STEAM E CONTROLE NUMÉRICO COMPUTADORIZADO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INOVAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5543–5556. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21851