INTEGRAÇÃO DE MULTIMÍDIA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO SUPERIOR: IMPACTOS SOBRE ACESSIBILIDADE E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21847Palavras-chave:
Recursos Multimídia. Inclusão. Acessibilidade. Tecnologia Assistiva. Ensino Superior.Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar como os recursos multimídia podem contribuir para a inclusão no ensino superior. Como objetivos específicos, buscou-se analisar o desenvolvimento e a evolução das tecnologias educacionais aplicadas no ensino superior, destacando políticas públicas e iniciativas que incentivaram a adoção de recursos multimídia acessíveis; identificar os principais recursos multimídia que podem ser utilizados no ensino superior para promover práticas inclusivas; e analisar os principais benefícios e desafios da implementação desses recursos, especialmente em relação à inclusão educacional e ao aprimoramento da qualidade do ensino. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que as tecnologias assistivas, quando implementadas de forma adequada, contribuem significativamente para a inclusão, permitindo que estudantes superem barreiras e participem ativamente das atividades acadêmicas. Entretanto, foram identificados desafios, como a necessidade de formação contínua para docentes e a adequação da infraestrutura das instituições de ensino. A pesquisa também destacou a relevância das políticas públicas na promoção da acessibilidade, enfatizando que a implementação dessas tecnologias deve ser acompanhada de planejamento estratégico e suporte contínuo. Este estudo evidencia a importância da tecnologia assistiva na construção de um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo, sugerindo que o sucesso dessa integração depende de um esforço colaborativo entre professores, gestores e formuladores de políticas para assegurar que todos os estudantes possam alcançar seu potencial acadêmico.
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