INTEGRAÇÃO DE MULTIMÍDIA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO SUPERIOR: IMPACTOS SOBRE ACESSIBILIDADE E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21847

Palavras-chave:

Recursos Multimídia. Inclusão. Acessibilidade. Tecnologia Assistiva. Ensino Superior.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar como os recursos multimídia podem contribuir para a inclusão no ensino superior. Como objetivos específicos, buscou-se analisar o desenvolvimento e a evolução das tecnologias educacionais aplicadas no ensino superior, destacando políticas públicas e iniciativas que incentivaram a adoção de recursos multimídia acessíveis; identificar os principais recursos multimídia que podem ser utilizados no ensino superior para promover práticas inclusivas; e analisar os principais benefícios e desafios da implementação desses recursos, especialmente em relação à inclusão educacional e ao aprimoramento da qualidade do ensino. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que as tecnologias assistivas, quando implementadas de forma adequada, contribuem significativamente para a inclusão, permitindo que estudantes superem barreiras e participem ativamente das atividades acadêmicas. Entretanto, foram identificados desafios, como a necessidade de formação contínua para docentes e a adequação da infraestrutura das instituições de ensino. A pesquisa também destacou a relevância das políticas públicas na promoção da acessibilidade, enfatizando que a implementação dessas tecnologias deve ser acompanhada de planejamento estratégico e suporte contínuo. Este estudo evidencia a importância da tecnologia assistiva na construção de um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo, sugerindo que o sucesso dessa integração depende de um esforço colaborativo entre professores, gestores e formuladores de políticas para assegurar que todos os estudantes possam alcançar seu potencial acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Sidney Souza de Almeida, UNINTA

Graduado em Jornalismo e em Publicidade pelo Centro Universitário (UNINTA), em Cinema pela Universidade (Cândido Mendes). Especialista em Gestão de Marketing e Comunicação, Gestão Estratégica Empresarial, Gestão de Pessoas e Gestão Educacional, todas pelo Centro Universitário (UNINTA). Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA). Doutorando em Ciências da Educação (CBS). Docente do curso de Jornalismo do Centro Universitário (UNINTA). Sobral. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9251-2211. 

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Almeida, F. S. S. de. (2025). INTEGRAÇÃO DE MULTIMÍDIA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO SUPERIOR: IMPACTOS SOBRE ACESSIBILIDADE E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5643–5661. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21847