CONTRIBUIÇÃO DAS CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO NO COMPORTAMENTO DISRUPTIVO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA DINÂMICA FAMILIAR SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21697Palavras-chave:
Reforço. Conduta. Comportamento. Déficit.Resumo
Ao buscar compreender a aplicação do sistema de reforçamento no manejo do comportamento emocional de crianças birrentas, com base em uma revisão teórica de autores clássicos e contemporâneos da psicologia. As birras infantis são compreendidas como manifestações emocionais relacionadas à imaturidade cognitiva e à dificuldade de lidar com frustrações, especialmente em contextos familiares ou escolares com limites frágeis ou inconsistentes. O estudo destaca a relevância dos estilos parentais e das práticas educativas no desenvolvimento socioemocional da criança, bem como os efeitos das contingências reforçadoras sobre os padrões comportamentais.Fundamentado na análise do comportamento, especialmente nas contribuições de Skinner, o trabalho discute os tipos de reforço – positivo, negativo, punição e extinção – e seus impactos na manutenção ou redução de condutas disruptivas. Foram analisadas também estratégias terapêuticas e educativas baseadas em reforçamento, considerando abordagens como a terapia cognitivo-comportamental e a educação positiva. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica exploratória. Os resultados apontam que o reforço, quando corretamente aplicado, pode favorecer a construção de repertórios emocionais saudáveis, promovendo maior autorregulação e vínculo afetivo entre criança e adulto. Conclui-se que a integração entre técnica e afeto é fundamental para intervenções eficazes no contexto da infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY