RECURSOS MULTIMÍDIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ONDE ESTÁ A INOVAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21648Palavras-chave:
Recursos multimídias. Educação. Práticas pedagógicas. Inovação. Aprendizagem significativa.Resumo
O estudo investigou de que modo os recursos multimídias, quando integrados às práticas pedagógicas, poderiam promover inovação no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo consistiu em analisar o papel desses recursos no contexto educacional, discutindo suas potencialidades e limites para a construção de aprendizagens significativas. A pesquisa, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, desenvolveu-se a partir da análise de obras e artigos que abordaram a relação entre multimídia e educação, destacando experiências práticas e reflexões teóricas. O desenvolvimento evidenciou que os recursos multimídias favoreceram maior engajamento dos estudantes, ampliaram as formas de interação e permitiram atender a diferentes estilos de aprendizagem, desde que utilizados de maneira planejada e crítica. Verificou-se ainda que sua contribuição não ocorreu de forma automática, dependendo da mediação docente, do planejamento pedagógico e de condições estruturais adequadas. As considerações finais apontaram que os recursos multimídias configuraram-se como instrumentos relevantes para a inovação educacional, embora ainda seja necessário investir em formação docente e em infraestrutura para assegurar sua efetividade. Ressaltou-se também a importância de novos estudos que ampliem a compreensão sobre os impactos de longo prazo do uso dessas tecnologias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY