RECURSOS MULTIMÍDIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ONDE ESTÁ A INOVAÇÃO?

Autores/as

  • Alynne de Souza Pedreira Must University
  • Eliane Marchi Faculdades Integradas de Cuiabá
  • Kessy Madira Haslinger Haag FAVENI
  • Lorena Muniz Soares Universidade de São Paulo
  • Líliam Rosane Fernandes de Castro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Michele de Fátima Pereira Schmoller Must University
  • Simone Castro Gonçalves Must University
  • Vanilce Aparecida Tafarel Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21648

Palabras clave:

Recursos multimídias. Educação. Práticas pedagógicas. Inovação. Aprendizagem significativa.

Resumen

O estudo investigou de que modo os recursos multimídias, quando integrados às práticas pedagógicas, poderiam promover inovação no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo consistiu em analisar o papel desses recursos no contexto educacional, discutindo suas potencialidades e limites para a construção de aprendizagens significativas. A pesquisa, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, desenvolveu-se a partir da análise de obras e artigos que abordaram a relação entre multimídia e educação, destacando experiências práticas e reflexões teóricas. O desenvolvimento evidenciou que os recursos multimídias favoreceram maior engajamento dos estudantes, ampliaram as formas de interação e permitiram atender a diferentes estilos de aprendizagem, desde que utilizados de maneira planejada e crítica. Verificou-se ainda que sua contribuição não ocorreu de forma automática, dependendo da mediação docente, do planejamento pedagógico e de condições estruturais adequadas. As considerações finais apontaram que os recursos multimídias configuraram-se como instrumentos relevantes para a inovação educacional, embora ainda seja necessário investir em formação docente e em infraestrutura para assegurar sua efetividade. Ressaltou-se também a importância de novos estudos que ampliem a compreensão sobre os impactos de longo prazo do uso dessas tecnologias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alynne de Souza Pedreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Eliane Marchi, Faculdades Integradas de Cuiabá

Especialista em Psicopedagogia, Faculdades Integradas de Cuiabá (FIC).

Kessy Madira Haslinger Haag, FAVENI

Pós-graduada em Psicopedagogia, Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Lorena Muniz Soares, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação, Universidade de São Paulo (USP).

Líliam Rosane Fernandes de Castro, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Michele de Fátima Pereira Schmoller, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Simone Castro Gonçalves, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Vanilce Aparecida Tafarel, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Publicado

2025-10-20

Cómo citar

Pedreira, A. de S., Marchi, E., Haag, K. M. H., Soares, L. M., Castro, L. R. F. de, Schmoller, M. de F. P., … Tafarel, V. A. (2025). RECURSOS MULTIMÍDIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ONDE ESTÁ A INOVAÇÃO?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3295–3302. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21648