A FUNÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE LINGUAGEM, INCLUSÃO E RESPONSABILIDADE COMUNICATIVA

Autores

  • Jéssica Marques Ziata Pestana Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21520

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Intérprete de Libras. Surdez. Acessibilidade. Linguagem.

Resumo

A educação inclusiva constitui um princípio fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sustentada nos direitos humanos e na valorização da diversidade. Nesse contexto, a atuação do intérprete de Libras emerge como elemento central para a efetivação da inclusão de estudantes surdos, permitindo o acesso equitativo à informação e ao conhecimento. Este artigo tem por objetivo analisar a função do intérprete de Libras na educação, destacando os desafios enfrentados em sua prática, a importância do domínio linguístico em ambas as línguas — Libras e Português — e o compromisso ético que permeia a mediação comunicativa. A partir de uma reflexão teórica e histórica, discute-se o papel deste profissional não apenas como tradutor, mas como agente de inclusão e transformação social.

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Biografia do Autor

Jéssica Marques Ziata Pestana, Universidade Católica de Santos

Professora de Educação Especial / Psicopedagoga  pela Universidade Católica de Santos.

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

Pestana, J. M. Z. (2025). A FUNÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE LINGUAGEM, INCLUSÃO E RESPONSABILIDADE COMUNICATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2593–2600. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21520