BULLYING NA ESCOLA: REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE

Autores

  • Elaine Gaiva Leal Faculdade Afirmativo
  • Lucilene Mendes dos Santos Faculdade São Braz
  • Marcilene Costa Monteiro Faculdade São Brás
  • Maria Aparecida da Silva Oliveira Centro Universitario Faveni
  • Maria Cristina Pinheiro da Silva UNEMAT
  • Marlene Venuti de Souza Monteiro Centro Universitário Faveni
  • Michelly Rondon de Oliveira UNEMAT
  • Rosimeire Glória Peteá do Prado Casagrande Faveni
  • Victoria Maria Vitorino de Santi Unemat

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21481

Palavras-chave:

Escola. Bullying. Aluno. Diversidade.

Resumo

Neste estudo ganha o destaque especial ao bullyng e a diversidade na escola, vive em uma sociedade extremamente individualista. O capitalismo submergir-se a transformação das pessoas em objetos e os valores em segundo plano, cada vez mais a violência se faz presentes nas escolas. A figura do outro ficou de lado para muitos, passar por cima de qualquer um para levar vantagem e atingir seus objetivos. Diante dos inúmeros acontecimentos violentos que se faz presente nas escolas, vem desencadeando repetidamente contra uma mesma vítima ao longo do tempo e dentro de um desequilíbrio de poder, conhecida como bullyng, é um dos temas que jamais poderá passar despercebidos a um profissional de educação, por tratar de um fenômeno social de grande relevância e por possuir características peculiares que pode ser identificada. Embora seja fenômeno pouco conhecido, por razões de não assumiram tais as responsabilidades de tais atos, transformadores de grandes transtornos na vida físico-psicológica do aluno. É de responsabilidade do educador, e necessidade total do conhecimento e buscar estratégias que venham amenizar o fato. Bullying significa usar o poder ou força para intimidar, agredir, humilhar, dar apelidos. Empregado para delinear atos de violência física ou psicológica que são praticados. Este artigo proporciona algumas ressalvas feito as quais poderão colaborar com os docentes preocupados com as pessoas perseguidas no ambiente escolar, vítimas que não fazem nada, pessoas diferentes, solitárias, com defeitos físicos ou desiguais a questão de gênero. Assim, contribuir e concretizar uma consciência de igualdade de gênero principalmente nos espaços escolares.

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Biografia do Autor

Elaine Gaiva Leal, Faculdade Afirmativo

Psicopedagogia Clínica e Institucional - Faculdade Afirmativo. 

Lucilene Mendes dos Santos, Faculdade São Braz

Educação Infantil - Práticas na sala de aula - Faculdade São Braz. 

Marcilene Costa Monteiro, Faculdade São Brás

Pós-graduação em Literatura Infantil - Faculdade São Brás.

Maria Aparecida da Silva Oliveira, Centro Universitario Faveni

Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação infantil- Centro Universitario Faveni.

Maria Cristina Pinheiro da Silva, UNEMAT

Professora formada em Licenciatura Plena em Pedagogia -UNEMAT e pós-graduação em Psicopedagogia - Faculdade de Educação de Tangará da Serra. 

Marlene Venuti de Souza Monteiro, Centro Universitário Faveni

Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial, Centro Universitário Faveni.

Michelly Rondon de Oliveira, UNEMAT

Professora formada em Licenciatura  Plena em Pedagogia-UNEMAT. Pós-graduação em Alfabetização e Letramento- Faculdade UNINA.

Rosimeire Glória Peteá do Prado Casagrande, Faveni

Pós-Graduada em Neuropsicopedagia, Educação Especial e Inclusiva- Faveni.

Victoria Maria Vitorino de Santi, Unemat

Professora  formada em Licenciatura  de Educação Física  pela Unemat e Pedagogia pela Unina, Pós-graduação  em Psicomotricidade  pela Unina e Mestranda pelo Programa de pós-graduação. Mestrado Profissional em Educação Inclusiva  pela Unemat.

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

Leal, E. G., Santos, L. M. dos, Monteiro, M. C., Oliveira, M. A. da S., Silva, M. C. P. da, Monteiro, M. V. de S., … Santi, V. M. V. de. (2025). BULLYING NA ESCOLA: REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2627–2634. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21481