AS INTERSECÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS: O PAPEL DO PNAE DENTRO DAS METAS DO PNE

Autores

  • Marilande Porcino Pereira Nascimento COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17304

Palavras-chave:

PNE. PNAE. Metas. Entraves.

Resumo

Analisou-se a relação entre duas políticas públicas fundamentais: Plano Nacional de Educação (PNE) e Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) e os entraves que dificultaram o êxito de tais políticas entre 2014-2024, no alcance de suas metas. Com ênfase nas metas 1,2 e 3 que buscam a universalização da educação, destacou-se pontos que dialogam com ambos programas, os quais demonstram que dentre os fatores que contribuíram para que as metas não sejam alcançadas está a falta de investimento na educação, sendo a merenda escolar um aspecto importante para o acesso e a permanência do alunado nas instituições de ensino. De acordo com uma pesquisa bibliográfica, foi possível desvelar fatores que contribuíram nos resultados existentes, com isso se faz necessário repensar e reestruturar as formas de intervenção.

Biografia do Autor

Marilande Porcino Pereira Nascimento, COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

Pós-graduada em História (Pró Saber), Licenciada em Pedagogia (UNEB), Professora no município de Ponto Novo –Bahia, mestranda da COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY.  

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE Educaler University.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Nascimento, M. P. P., & Pinho, A. M. (2024). AS INTERSECÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS: O PAPEL DO PNAE DENTRO DAS METAS DO PNE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 687–702. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17304