IDENTIFICAR QUAL CONDUTA QUE SE MOSTRA MAIS EFICAZ NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Autores

  • Denis Oliveira dos Santos Centro Universitário LS
  • Kimberly Martins Caetano Centro Universitário LS
  • Maria Eduarda Bezerra Soares Centro Universitário LS
  • Hana Barros Bezerra Lobo de Brito Centro Universitário LS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16380

Palavras-chave:

Equilíbrio. Exercício físico. Idosos. Propriocepção e quedas.

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo, reunir e analisar evidências sobre a propriocepção na prevenção de risco de quedas em idosos. Trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas bases de dados CAPES e PubMed. Metodologia: A pesquisa foi realizada através das seguintes palavras chaves: Equilíbrio, exercício físico, idosos, propriocepção e quedas. Resultados: Foram encontrados um total de 843 artigos, sendo que, após a análise, foram selecionados para esse trabalho 25 estudos. Discussão: Com o envelhecimento, a probabilidade de quedas aumenta devido a mudanças graduais nas funções fisiológicas das células, tecidos e órgãos. Portanto, em comparação com adultos mais jovens, os idosos são mais vulneráveis a problemas de equilíbrio, marcha, força, cognição, visão, audição e ao aumento do uso de medicamentos. Conclusão: Foi possível concluir que a propriocepção pode atuar diretamente na prevenção de quedas em idosos, promovendo um envelhecimento saudável e seguro.

Biografia do Autor

Denis Oliveira dos Santos, Centro Universitário LS

Bacharelando em Fisioterapia pelo Centro Universitário LS. 

Kimberly Martins Caetano, Centro Universitário LS

Bacharelanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário LS. 

Maria Eduarda Bezerra Soares, Centro Universitário LS

Bacharelanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário LS. 

Hana Barros Bezerra Lobo de Brito, Centro Universitário LS

Orientadora do curso de Fisioterapia pelo Centro Universitário LS. Fisioterapeuta com formação acadêmica que inclui mestrado em Gerontologia, pós-graduação em Fisioterapia Intensiva, Raciocínio Clínico Avançado e Quiropraxia, CEO e fundadora do instituto Dolphin de fisioterapia, além de sua atuação como professora universitária.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Santos, D. O. dos, Caetano, K. M., Soares, M. E. B., & Brito, H. B. B. L. de. (2024). IDENTIFICAR QUAL CONDUTA QUE SE MOSTRA MAIS EFICAZ NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4957–4966. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16380