O PAPEL DO DOCENTE NAS METODOLOGIAS ATIVAS: DESAFIOS NO ESPAÇO TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Etelvina Freitas Louzada Supeletto Faculdade Prominas
  • Cristiane Camargo Campanha Tozzi Centro Universitário São Camilo
  • Elianderson Severiano Faccin Universidade Federal do Estado do Espírito Santo
  • Ingrid de Souza Bento de Oliveira Must University
  • Raiane Amorim Menini Dona Universidade Cândido Mendes
  • Viviani Onofre Universidade Castelo Branco
  • Walquiria Gomes Gratival Andreza Universidade Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16361

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Tecnologias educacionais. Desafios docentes. Formação de professores. Pesquisa bibliográfica.

Resumo

A presente pesquisa investigou a implementação das metodologias ativas e os desafios enfrentados pelos docentes em um ambiente educacional mediado por tecnologias. O objetivo geral foi examinar como essas metodologias são integradas ao ensino e identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores nesse processo. A pesquisa bibliográfica abordou a definição e os exemplos de metodologias ativas, a influência da tecnologia na educação e os desafios tecnológicos e pedagógicos relacionados. Os resultados indicaram que a infraestrutura tecnológica inadequada e a falta de formação específica para o uso de novas ferramentas são barreiras significativas. A pesquisa destacou a necessidade de suporte técnico e formação contínua para docentes para facilitar a adoção eficaz das metodologias ativas. Constatou-se que, apesar das oportunidades oferecidas por essas metodologias para melhorar o engajamento dos alunos, os desafios tecnológicos e pedagógicos precisam ser abordados para otimizar a prática educacional. A pesquisa sugeriu que estudos futuros devem explorar soluções para superar esses desafios e aprimorar a formação dos docentes.

Biografia do Autor

Etelvina Freitas Louzada Supeletto, Faculdade Prominas

Especialista em Alfabetização e Letramento Faculdade Prominas.

Cristiane Camargo Campanha Tozzi, Centro Universitário São Camilo

Especialista em História. Centro Universitário São Camilo.

Elianderson Severiano Faccin, Universidade Federal do Estado do Espírito Santo

Especialista em Artes Corporais para Educação Integral. Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (UFES).

Ingrid de Souza Bento de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação. Must University (MUST).

Raiane Amorim Menini Dona, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Gestão Escolar Integradora. Universidade Cândido Mendes.

Viviani Onofre, Universidade Castelo Branco

Especialista em Gestão Escolar Integradora: Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional, Universidade Castelo Branco.

Walquiria Gomes Gratival Andreza, Universidade Castelo Branco

Especialista em Gestão Escolar Integradora: Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional. Universidade Castelo Branco.

 

Downloads

Publicado

2024-10-23

Como Citar

Supeletto, E. F. L., Tozzi, C. C. C., Faccin, E. S., Oliveira, I. de S. B. de, Dona, R. A. M., Onofre, V., & Andreza, W. G. G. (2024). O PAPEL DO DOCENTE NAS METODOLOGIAS ATIVAS: DESAFIOS NO ESPAÇO TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3771–3776. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16361