O PAPEL DO DOCENTE NAS METODOLOGIAS ATIVAS: DESAFIOS NO ESPAÇO TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16361Palabras clave:
Metodologias ativas. Tecnologias educacionais. Desafios docentes. Formação de professores. Pesquisa bibliográfica.Resumen
A presente pesquisa investigou a implementação das metodologias ativas e os desafios enfrentados pelos docentes em um ambiente educacional mediado por tecnologias. O objetivo geral foi examinar como essas metodologias são integradas ao ensino e identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores nesse processo. A pesquisa bibliográfica abordou a definição e os exemplos de metodologias ativas, a influência da tecnologia na educação e os desafios tecnológicos e pedagógicos relacionados. Os resultados indicaram que a infraestrutura tecnológica inadequada e a falta de formação específica para o uso de novas ferramentas são barreiras significativas. A pesquisa destacou a necessidade de suporte técnico e formação contínua para docentes para facilitar a adoção eficaz das metodologias ativas. Constatou-se que, apesar das oportunidades oferecidas por essas metodologias para melhorar o engajamento dos alunos, os desafios tecnológicos e pedagógicos precisam ser abordados para otimizar a prática educacional. A pesquisa sugeriu que estudos futuros devem explorar soluções para superar esses desafios e aprimorar a formação dos docentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY