GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16246Palavras-chave:
Gestão do conhecimento. Quarta Revolução Industrial. Indústria 4.0.Resumo
Esse artigo buscou investigar as competências exigidas dos profissionais para a Quarta Revolução Industrial/Indústria 4.0 e o papel da gestão do conhecimento nesse contexto. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e bibliográfica nas bases de dados Scopus e Scielo. Os resultados revelaram que a implementação de sistemas ciberfísicos requer não apenas mudanças técnicas, mas também habilidades humanas. A digitalização dos processos de trabalho permite otimização e aumento da competitividade das organizações, embora exija uma rápida capacitação da mão de obra. A automação resultará em substituição de alguns empregos, mas também abrirá novas oportunidades em programação e análise de dados. As competências necessárias para a transformação digital incluem alfabetização de dados, comunicação, criação de conteúdo digital, segurança, e resolução de problemas. A gestão do conhecimento é fundamental para aproveitar o potencial do big data e da inteligência artificial, promovendo inovação e vantagem competitiva. Conclui-se que a adaptação bem-sucedida das organizações às demandas da Indústria 4.0 requer desenvolvimento de competências digitais e uma abordagem centrada nas pessoas na gestão do conhecimento.
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