GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Autores

  • Marcelo Candido da Silva Inacio Christian Business School – USA
  • Elton Gomes dos Reis Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16246

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Quarta Revolução Industrial. Indústria 4.0.

Resumo

Esse artigo buscou investigar as competências exigidas dos profissionais para a Quarta Revolução Industrial/Indústria 4.0 e o papel da gestão do conhecimento nesse contexto. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e bibliográfica nas bases de dados Scopus e Scielo. Os resultados revelaram que a implementação de sistemas ciberfísicos requer não apenas mudanças técnicas, mas também habilidades humanas. A digitalização dos processos de trabalho permite otimização e aumento da competitividade das organizações, embora exija uma rápida capacitação da mão de obra. A automação resultará em substituição de alguns empregos, mas também abrirá novas oportunidades em programação e análise de dados. As competências necessárias para a transformação digital incluem alfabetização de dados, comunicação, criação de conteúdo digital, segurança, e resolução de problemas. A gestão do conhecimento é fundamental para aproveitar o potencial do big data e da inteligência artificial, promovendo inovação e vantagem competitiva. Conclui-se que a adaptação bem-sucedida das organizações às demandas da Indústria 4.0 requer desenvolvimento de competências digitais e uma abordagem centrada nas pessoas na gestão do conhecimento.

Biografia do Autor

Marcelo Candido da Silva Inacio, Christian Business School – USA

Mestre em Administração pela Christian Business School – USA , Coordenador de Planejamento.

Elton Gomes dos Reis, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, Professor.  

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Publicado

2024-10-22

Como Citar

Inacio, M. C. da S., & Reis, E. G. dos. (2024). GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3506–3521. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16246