A AÇÃO DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Danielly Ferreira de Melo Emil Brunner World University
  • Agnaldo Ferreira de Melo Emil Brunner World University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16213

Palavras-chave:

Supervisão. Aprendizagem. Educação no Campo

Resumo

O presente artigo versa sobre educação do campo e supervisão educacional, abordando a importância da atuação deste profissional como articulador e mediador das propostas pedagógicas. Deste modo, pretende caracterizar a função supervisora no âmbito escolar, apontar os desafios da educação do campo e conhecer a ação da supervisão educacional na educação do campo, o qual deve ser flexível, aberto a inovações e transformações nos planos, educacional e social da zona rural. O procedimento metodológico utilizado nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica, analisando qualitativamente as variantes acerca do tema discutido. Observou-se que o supervisor precisa do apoio do educador para que as propostas sejam realizadas com sucesso, uma vez que este último está lidando diretamente com o público-alvo dos processos ensino e aprendizagem, o educando. Vale ressaltar que, essa função nem sempre é cotada como fundamental no âmbito escolar, ocasionando desfalque na equipe pedagógica da escola.

Biografia do Autor

Danielly Ferreira de Melo, Emil Brunner World University

Mestranda em Ciências da Educação pela Emil Brunner World University - EBWU.

Agnaldo Ferreira de Melo, Emil Brunner World University

Phd. Dr. em Ciências da Educação pela Emil Brunner World University – EBWU. 

 

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

Melo, D. F. de, & Melo, A. F. de. (2024). A AÇÃO DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2454–2462. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16213