A AÇÃO DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Danielly Ferreira de Melo Emil Brunner World University
  • Agnaldo Ferreira de Melo Emil Brunner World University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16213

Palabras clave:

Supervisão. Aprendizagem. Educação no Campo

Resumen

O presente artigo versa sobre educação do campo e supervisão educacional, abordando a importância da atuação deste profissional como articulador e mediador das propostas pedagógicas. Deste modo, pretende caracterizar a função supervisora no âmbito escolar, apontar os desafios da educação do campo e conhecer a ação da supervisão educacional na educação do campo, o qual deve ser flexível, aberto a inovações e transformações nos planos, educacional e social da zona rural. O procedimento metodológico utilizado nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica, analisando qualitativamente as variantes acerca do tema discutido. Observou-se que o supervisor precisa do apoio do educador para que as propostas sejam realizadas com sucesso, uma vez que este último está lidando diretamente com o público-alvo dos processos ensino e aprendizagem, o educando. Vale ressaltar que, essa função nem sempre é cotada como fundamental no âmbito escolar, ocasionando desfalque na equipe pedagógica da escola.

Biografía del autor/a

Danielly Ferreira de Melo, Emil Brunner World University

Mestranda em Ciências da Educação pela Emil Brunner World University - EBWU.

Agnaldo Ferreira de Melo, Emil Brunner World University

Phd. Dr. em Ciências da Educação pela Emil Brunner World University – EBWU. 

 

Publicado

2024-10-15

Cómo citar

Melo, D. F. de, & Melo, A. F. de. (2024). A AÇÃO DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2454–2462. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16213