O SATÉLITE NATURAL DA TERRA COMO PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.15989

Palabras clave:

Processo de aprendizagem. Lua. Sequência de Ensino Investicativa.

Resumen

A lua tem sido o objeto de estudo dos seres humanos desde a pré-história, sendo assim, é de suma importância que os estudantes tenham acesso a conhecimentos científicos já construídos sobre o satélite natural da terra. O objetivo geral deste projeto, foi promover oportunidades para que os estudantes compreendam o porquê, observando a lua da terra, só é possível visualizar um de seus dois lados. A metodologia utilizada foi uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), que auxiliou a turma a desenvolver habilidades e competências necessárias, promovendo a construção de conhecimentos de forma ativa e autônoma, e também os fez entender sobre a rotação sincronizada da lua.

Biografía del autor/a

Maria Natanalisse Gomes Teixeira, IFPE

Professora Pós Graduada em Ciências é 10 (IFPE), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) DEaD. Pós-Graduação Lato Sensu Ciências é 10.

Lourival Gomes da Silva Filho, IFPE

Professor Doutor, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) DEaD. Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu Ciências é 10. 

Angela Maria Barros Leite, UFRPE

Professora Pós-Graduada em  Gestão e Política Ambiental (UFRPE). Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória de Santo Antão.

Maria Luiza R. Bastos da Silva, IFPE

Professora Doutora, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) / DEaD.

Maria Regina de M. Beltrão, IFPE

Professora Mestra, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) / DEaD.

José Stroessner Silva Cruz, IFPE

Professor Mestre, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) / DEaD. Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia.

Edna Matilde S. Soares da Silva, IFPE

Professora Mestra, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) / DEaD. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática. 

Claudia Daniele B. Leite Salgueiro, IFPE

Professora Doutora, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) / DEaD. Coordenadora Adjunta da UAB.

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Teixeira, M. N. G., Silva Filho, L. G. da, Leite, A. M. B., Silva, M. L. R. B. da, Beltrão, M. R. de M., Cruz, J. S. S., … Salgueiro, C. D. B. L. (2024). O SATÉLITE NATURAL DA TERRA COMO PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 18–28. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.15989