NARRATIVAS E MEMÓRIAS NA ESCRITA E RE(ESCRITA) DE UMA TESE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15949Palavras-chave:
Escrita. Narrativas. Avaliação da aprendizagem.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de re(escrita) de uma Tese apresentada no ano de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. (PPGEd/ UFPI). O trabalho apresentado com a temática: “Das concepções às práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica: Intercambiando histórias de professores”, foi orientado pela Professora Dra. Antonia Edna Brito. No trabalho apresento o texto introdutório da Tese e toda a organização para escrita e re(escrita). Foi utilizado o método biográfico com ênfase na pesquisa narrativa. Como dispositivos de pesquisa o memorial de formação e as rodas de biografização guiaram a construção dos caminhos metodológicos bem como a análise das narrativas por meio da análise compreensiva-interpretativa, segundo Souza, objetiva “[...] apreender regularidades e irregularidades de um conjunto de narrativas orais ou escritas, partem sempre da singularidade das histórias e das experiências contidas nas narrativas individuais e coletivas dos sujeitos implicados em processos de pesquisa e formação “(Souza, 2014, p. 43). Na escrita e re(escrita) da Tese apresenta um nível de complexidade na construção e correlação entre os capítulos, bem como em todo o processo de doutoramento que exige leituras intensas, interpretações, análises e principalmente a compreensão do objeto de estudo em uma proposta que exige do autor dedicação, rigor metodológico e um aprofundamento teórico, metodológico e uma análise detalhada das narrativas que foram utilizadas.
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